terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sugestão da Família: Samba de primeira.


Desta vez, o ritmo que venho propor à vocês é bem diferente do que a minha última sugestão. Do rock de Eddie Vedder, sugiro à vocês o DVD do grupo de samba, Casuarina (MTV Apresenta: Casuarina). Estranho um escalador falar de samba, não é? Mas o senso comum acha que samba é a mesma coisa que aqueles grupinhos de pagodes paulistas (nada contra os paulistas!) com roupas iguais e óculos na cabeça que vão tocar no programa do Gugu. Não é! O samba tem uma riqueza muito maior, tanto nas letras, quanto na parte instrumental. Particularmente, há uma cultura muito forte do samba na Cidade Maravilhosa. Mas como eu não fui criado nos terreirões do samba e nem tenho doutorado em Samba Carioca, não vou me alongar e correr risco de falar alguma besteira. Resolvi fazer esse post para sugerir um cd e um dvd que venho curtido por alguns meses.

Capa do CD, DVD, Blue Ray MTV Apresenta Casuarina. Foto: Divulgação.

Produzido pela MTV, o show que deu origem ao DVD, foi realizado em Maio de 2009 na Fundição Progresso, localizado no bairro boêmio da Lapa. O grupo foi criado em 2001 e é composto pelos músicos Gabriel Azevedo (percussão e vocais), João Cavalcante (percussão e vocais), Daniel Montes (violão 7 cordas), João Fernandes (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais). Além dos cinco, foram chamados para participar da gravação os músicos: Alexandre Bittencourt, Diego Zangado, Nelci Pelé e Renato Albernaz. O dvd conta ainda com as participações especiais de Frejat, Moinho (Emanuelle Araújo, Lan Lan e Toni Costa), Moska, Roberto Silva e Wilson Moreira.

Dentre as 23 faixas do DVD, estão alguns sucessos do grupo, como Certidão e Vaso Ruim, além é claro, de clássicos do samba que receberam uma versão nova dos rapazes, como Baile no Elite (João Nogueira / Nei Lopes), Desfigurado (Cartola), Disritmia (Martinho da Vila), etc. Fica aqui a dica. Um DVD muito bem produzido e que vale a pena ser visto. Em julho do ano passado tive a oportunidade de assistir ao show do grupo na Fundição e confesso ter ficado bastante animado com o ritmo e com a empolgação da galera que cantava todas as músicas do repertório. Por falar nisso, dia 30 de Janeiro, haverá um show na Fundição Progresso da cantora Maria Rita com os rapazes da Casuarina. Estarei lá mostrando todo o meu gingado duro para o samba! Para maiores informações sobre o evento, clique aqui.

Post ao som de Casuarina - Arco-Íris.

1 comentário:

Danizinha disse...

essa banda é muito da boa!!