segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Férias (Parte III): Escalada no Plástico e em Rocha.


Mas nem só de festas foram as minhas férias. Na quarta-feira, dia 22 de julho, parti de manhã cedo para escalar a cidade serrana de Nova Friburgo (120km do Rio de Janeiro). Por volta das 8h00 fui para o muro de escalada Planeta Vertical encontrar com o escalador local Eric Teles, que já estava treinando. Ao término do treino nos dirigimos para a casa dele para almoçarmos. Após o almoço, Eric foi trabalhar e eu resolvi escalar nos boulders do Imperador - o maior e melhor setor de boulder da cidade. 

Visual da cidade de Nova Friburgo vista dos boulders do Imperador. Foto: Pedro Gomes.

Encontrei com os amigos Miguel e Rodrigo, por volta de 13h00, no bairro do Cônego para realizarmos a caminhada para os boulders. "Caminhadinha disgraçadis!". Um toca-para-cima de uns 30 minutos. Depois de muito suor, paradas para o joelho respirar, chegamos nos boulders. Um sol na lata! Um calor absurdo típico daqueles dias de fevereiro dentro das ruas do Saara. Não tinha uma sombra para me esconder. Esperei o sol dar uma abaixada para poder começar aquecer. Alonga, alonga e pronto! Entrei em uns boulders fáceis para começar. Logo após aquecer, o meu grande amigo, o também local escalador, Leandro Nogueira apareceu com seu filhote Enzo para aproveitarem um final de tarde numa session de boulders. Leandro, sempre pilhado, já chegou me aplicando uns boulders estranhos, de domínios difíceis e movimentos novos para mim, mas consegui me sair bem em todos eles. Infelizmente não sei nomes nem graus deles.

Mas sem dúvidas, o boulder mais forte do Imperador é o "Contorcionista". Um projeto, se eu não me engano, aberto pelo Eric e pelo Leandro. O boulder tem aproximadamente 10 movimentos. Sendo que o três primeiros são cruciais. Move #1: se erguer em um reglete de mão esquerda e um uma agarra (meio pinça, meio reglete gaston, sei lá, uma bosta!) com a mão direita e com o calcanhar alto perto da mão esquerda bater em um batente-reglê com a esquerda. Move #2: trazer a mão direita para um batente ao lado do batente-reglê que se cata com a esquerda no move anterior. Move #3: rebotear para um reglete melhor no alto com a direita mesmo. Apesar do Eric e o Leandro já terem caído depois de realizar esses três movimentos, acho que pra mim, após isso acaba o boulder. O domínio é fácil, as agarras são boas e os pés também. Infelizmente a cadena não veio. Cheguei a cair duas vezes no move #3, mas não deu. 

Thiaguinho, eu, Leandro e Miguel em uma session de boulder no Imperador. Foto: Jorge Gomes.

Depois de um banho quente e uma boa sopa de legumes a noite e boas risadas assistindo as aventuras do Sr. Donizildo e do Cotoco - personagens do site de animação Mundo Canibal - , dormi que nem uma criança, afinal, levantaria as 6h30 para treinar. Mas quem diabos acorda essa hora para treinar? O Sr. Eric Teles! Com um café reforçado partimos para a Planeta Vertical para treinar. Iniciamos o treino às 8h00 e terminamos às 11h00. Depois do treino mais um lanche e pronto. Já estava indo encontrar meus pais no centro da cidade para voltar para o sítio. Quero aproveitar o espaço do blog para agradecer aos amigos Eric Teles, Leandro Nogueira, Miguel e Rodrigo por toda a atenção e camaradagem. Grande abraço à todos. Em breve voltarei lá no Imperador para tentar a cadena do boulder, que já adianto ser um v10 no mínimo.

1 comentário:

Kebret disse...

Ai negaum vc realmente leva jeito pra coisa...Ta bacana seu blog viu.. grande abraço se amigo Bret*