terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Entrevista" - Pedro Gomes.

Pedro Gomes durante Seletiva que aconteceu no muro Via Aventura em Curitiba/PR. Foto: Pedro Hauck.

Dando sequência à nossa sessão de entrevistas no blog, hoje tenho a honra de bater um papo com meu irmão, Pedro Gomes: o caçula da Família Buscapedra, nascido na cidade de Niterói/RJ em 19 de Outubro de 1992. Desde os 3 anos, Pedro acompanha sua família em caminhadas e passeios ecológicos. Aos 5 anos de idade iniciou-se na escalada em vias de top-rope na Reserva do Grajaú e em vias tradicionais no Morro da Urca. Mais tarde entrou para a escalada esportiva através do Muro da Patrícia - em sua primeira versão no Colégio Salesianos Santa Rosa, Niterói. Desde então vem participando de diversos campeonatos e vem realizando cadenas importantes como o boulder "Ditador" v7, localizado na Pracinha de Itacoatiara. Hoje com 16 anos, Pedro vive seu melhor momento dentro da escalada. Após uma seletiva realizada na cidade de Curitiba/PR, Pedro e mais 14 jovens com idades entre 14 e 19 anos entraram para a Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva. No dia 24 de Agosto eles embarcarão para o Velho Continente, onde participarão do Mundial Juvenil que será realizado na cidade de Valence, na França.

Primeiramente, como é fazer parte dessa seleção que é um projeto pioneiro na escalada esportiva nacional?

Ah! É muito bom poder fazer parte desse projeto que prioriza os campeonatos dentro da escalada esportiva. Ser um desses escaladores que estão fazendo parte dessa nova fase da escalada brasileira é demais.

Ao longo do ano, houve 3 encontros da Seleção: o primeiro em Curitiba, o outro em São Paulo e o último em Curitiba de novo. Conte-nos como são esses encontros e qual a importância deles?

Já que não temos a oportunidade de nos reunir constantemente, devido a presença de escaladores de 5 estados (RJ, SC, SP, MG e PR), a comunicação entre os membros fica restrita à internet. Por isso que os encontros são fundamentais, além de juntar e melhorar o relacionamento entre a galera antes da viagem, serve também para avaliar como estamos na parte física e psicológica, como estão nossos rendimentos em vias à vistas, levando em conta nossa pressão e resistência.

Como você avalia a sua preparação durante esses meses que antecederam a competição?

Foi difícil consciliar estudos e treinamento. Mas na medida do possível, avalio minha preparação como "bom". Dos três encontros que tiveram, eu fui nos dois último, e num intervalo de tempo de 2 meses, eu e mais 2 atletas, fomos os que mais evoluíram. Acredito estar preparado para o campeonato.

Todos sabemos que bancar uma viagem dessa não é nada fácil. Eu mesmo já tive a oportunidade de disputar um Mundial Juvenil há uns anos atrás na Áustria e por falta de grana fui impedido de ir. Como foi esse processo de obtenção de verbas para financiar sua ida para esse campeonato?

Deu bastante trabalho, ao meu pai, principalmente, que foi o maior responsável por correr atrás de apoios e patrocínios. A agência de publicidade ARTPLAN financiou minha passagem para a França, a rede de postos de gasolina ÁGUAS DO PORTO e meu pai, Jorge Gomes, ajudaram com uma grana que será fundamental para bancar minha alimentação e o meu deslocamento pelo país. Sem esquecer, é claro, do Professor Kioshi, da KIOSHI & MAKOTO TERAPIAS ORIENTAIS, que me recuperou de lesões graves no joelho e no ombro. Quero agradecer também à todos que me ajudaram comprando a rifa. E ao Luiz e a Patrícia Mattos da ESCALADA INDOOR ICARAÍ, que ajudaram a vender as rifas e que há dois anos me patrocinam

Bastidores da entrevista. Foto: Divulgação.

Na sua categoria - Juvenil A - você terá como adversário, ninguém mais e ninguém menos, do que o tcheco Adam "Magic" Ondra. É lógico que sabemos que a responsabilidade será toda dele,  mas quais são as suas expectativas para o Mundial?

Bom, meu objetivo é passar para semi-final, com isso obter um bom resultado, além, é claro, de ganhar experiência como competidor! Em relação ao Ondra, será um prazer conhecê-lo e vê-lo competindo.

Você e/ou a Seleção têm interesse em ficar pela Europa para escalar por uns dias?

Com certeza! Não só temos interesse, como vamos ficar! Após a competição partiremos rumo à meca dos boulders, onde tudo começou: Fontainebleau. Vai ser demais conhecer esse que é um dos melhores picos de boulder do mundo! 

Pedro, obrigado pela entrevista e boa sorte lá no Mundial. Saiba que todos nós estaremos torcendo por você! Escale devagar, com tranquilidade e lembre-se, deixe que os gringos sintam a pressão. Aproveite essa experiência e tire bom proveito dela, tanto para a sua escalada quanto para sua vida. Arrebenta lá,  Mamute!

Muito obrigado à todos que estão torcendo por mim e pretendo voltar de lá com um bom resultado para dar retorno a todos que estão me ajudando. Agradecendo mais uma vez à ARTPLAN COMUNICAÇÃO S/A, Postos ÁGUAS DO PORTO, ESCALADA INDOOR ICARAÍ, KIOSHI & MAKOTO TERAPIAS ORIENTAIS e ao meu pai que fizeram com que esse sonho de disputar esse campeonato se tornasse realidade. Quero também agradecer à CONQUISTA, KRAFT e TERRITÓRIO por fornecer equipamentos à Seleção.

Sem comentários: