terça-feira, 4 de agosto de 2009

50 nos 270.


Jorge Gomes comemorando seus 50 anos na Via dos Italianos no Pão de Açúcar. Foto: Pedro Gomes.

E as comemorações dos 50 anos do patriarca da Família Buscapedra, Jorge Gomes, não ficaram restritas à região serrana. No dia 2 de Agosto, domingão passado, a FB realizou a clássica subida do Pão de Açúcar - um dos mais famosos cartões-postais do mundo. Foram divididas duas cordadas: Jorjão e Pedro, e eu e o  filho agregado da família, o amigo Daniel Hernandez. A via escolhida foi a, mais que frequentada, "Via dos Italianos" (finalizando no CEPI) 5º V E1 D2 270 metros.

Foi a primeira vez que a FB realiza essa escalada junta. "Já subi essa via milhares de vezes em 30 anos de escalada, mas sem dúvida essa foi a mais especial de todas" diz Jorjão que finaliza brincando. "Essa via fica ainda mais difícil depois dos 50 anos". A escalada ainda teve um gostinho especial porque a cordada Jorge e Pedro foi totalmente guiada  pelo caçula, que mostrou estar com o psicológico em dia. Após a escalada comemoraríamos com um brinde no cume se uma latinha de cerveja e uma de refrigerante não custassem 5 e 4 reais, respectivamente. Mas a escalada, no geral, agradou à todos. Foi uma experiência muito boa deixar de lado a esportiva durante um final de semana e se dedicar à uma escalada tradicional, que é uma coisa tão forte dentro da FB, afinal, foi a partir dela que iniciamos no esporte. 

Felizes da vida! Jorjão, Caio, Dani e Pedro descendo de bondinho até o Morro da Urca. Foto: Pedro Gomes.

Quem não se contece de alegria foi o Daniel, que atualmente se dedica à escalada esportiva, e também se sentiu bastante realizado. "Foi demais! Há mais ou menos oito anos que venho querendo fazer essa escalada" diz o escalador. Outro que gostou muito do "domingão tradicional" foi o membro da Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva, Pedro. "Guiar essa via foi bom pra testar o meu psicológico, já que há muito tempo não realizava uma escalada desse porte, já estava sintindo falta!" diz o pupilo da FB. (Em breve estarei disponibilizando aqui no blog o link do Flickr do Pedro para visualizações de todas as fotos da escalada). Depois da escalada parece que a galera se animou em continuar a realizar algumas tradicionais. A próxima já foi anunciada: a via K2 no Corcovado. Quero agradecer ao Dani, Pedro e ao meu pai por me proporcionarem momentos inesquecíveis como este do último domingo. Obrigado.

Sem comentários: