Desde muito tempo, a música está diretamente ligada ao esporte. Inesquecíveis são as músicas temas das Copas do Mundo de Futebol. Algumas podem ser caracterizadas como pé-quente, como é o caso de "Pra Frente Brasil" de Os Incríveis, tema do Tri Campeonato Mundial da Seleção em 1970 na Copa do México. Já outras, consideradas pé-frio, como o tema da Copa de 1982 na Itália. Essa última chamada de "Povo Feliz", que ficou mais conhecida como "Voa Canarinho". Composta pelo consagrado jogador Júnior, o compacto vendeu mais de 800 mil cópias. Vale lembrar que o craque Sócrates e o Rei Pelé também se arriscaram no mundo da música.
A copa do mundo do México de 1970 foi embalada pelo hit de sucesso "Pra Frente Brasil".
O escalador norte-americano Ivan Greene é literalmente um Rockstar.
Quanto aos ritmos que embalam uma escalada, esses são os mais variados possíveis. Posso citar alguns amigos e seus gostos musicais. Por exemplo, o Antônio Sérgio curte treinar ao som de seus HeavyMetals loucos, já os irmãos Daniel e Rafael Antunes gostam de viajar num eletrônico e o Rodrigo Nunes e o Daniel Lustoza preferem um reggaezinho e um dub de leve para servir de fundo musical nas cadenas.
Outro esporte que ficou bastante ligado à música foi o Surfe. A chamada "surf-music" surgiu nos Estados Unidos da América, mais precisamente em Orange County e no sul da Califórnia, em meados dos anos 50. O estilo musical fez muito sucesso no início dos anos 60 e renasceu nos anos de 80 e 90. A "surf-music" por atravessar gerações, carrega hoje uma legião de fãs que não necessariamente são surfistas, mas que seguem como uma filosofia tanto o esporte quanto a música. Puxado muito para o reggae, o estilo também sofre influências de ska, hardcore, jazz e, é claro, o bom e velho rock 'n' roll.
Seja no futebol, na escalada ou no surf, a música está sempre junta, trazendo com si uma espécie de mix de concentração e estímulo para o atleta. Na arquibancada, na pedra, na areia ou dentro d'água ela se faz presente. Um boa música - a certa, na hora certa - nos dá uma energia que substância nenhuma poderia nos fornecer. Quem não desce da via ou do boulder e já lança o mp3/mp4 no ouvido com aquele som para dar aquela força mágica? Na caminhada rumo ao seu projeto, uma música é muito bem-vinda. Agora com tantos vídeos de escalada, é inevitável que a gente não use uma "Do You Love My Music" [trilha sonora da primeira cadena da via "Realization" 5.15a (12a) em Ceuse, na França, pelo escalador Chris Sharma no filme Dosage Vol.1 produzido pela Big Up Productions] para nos inspirar antes de uma escalada. Como diria o vocalista de uma das maiores bandas de reggae contemporâneo, Harrison Stafford, do Groundation: "Music is the most high!".
Post ao som do álbum do Charlie Brown Jr. - Ritmo, Ritual e Responsa.
1 comentário:
Concordo! Música e esporte, e escalada é claro, tem tudo a ver!
Eu particularmente curto escalar escutando o bom e velho rock and roll...as vezes uma eletronica cai bem pra entrar no clima praquele boulder irado...hehehe
Enviar um comentário