sexta-feira, 17 de abril de 2009

Falta de apoio à Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva.


Parece que a busca por apoio não se restringe somente aos atletas do Máster Paulista - caso do Felipe "Pikuíra" Camargo e César Grosso. Pela primeira vez na história da Escalada Esportiva brasileira, uma seleção Juvenil foi formada para representar o país em competições internacionais. A equipe é formada por jovens de 15 à 19 anos de idade. A seleção viajará dia 24 de Agosto para disputar a Copa Mundial Juvenil, que acontecerá do dia 27 à 30 - do mesmo mês - na cidade de Valence, na França. Porém o primeiro desafio já está sendo encarado por todos os atletas: a falta de apoio.

Projeto Pró-Escalar. Foto: Divulgação.

A seleção conta com poucos patrocinadores para investir no projeto. Com isso os atletas selecionados estão tendo de correr atrás e batalhar por um apoio que custeie a viagem para poderem disputar o Mundial na Europa. Destaque para os únicos atletas do Estado do Rio de Janeiro: Pedro Gomes e Luana Riscado. Os dois jovens residem na cidade de Niterói, treinam juntos na academia Escalada Indoor Icaraí e têm 16 e 17 anos, respectivamente. Requisito básico para que o atleta permaneça integrado no projeto é o bom rendimento na escola. Nisso, os dois niteroiense também não ficam para trás.

Luana Riscado encadenando a via durante a Seletiva para a Seleção Juvenil de Escalada Esportiva na Academia Via-Aventura em Curitiba (PR). Foto: Pedro Gomes.

Supervisionado pelo treinador Daniel Leal, os dois treinam três vezes na semana. Os treinos no muro de escalada são complementados com treinos aróbios (corridas) e isométricos (barras, flexões, abdominais, etc.). Com muita aplicação os atletas enfrentam os treinos visando o Mundial, mas sem esquecer o Campeonato Estudal de Boulder do Rio de Janeiro 2009, no qual Pedro e Luana disputam o Máster - categoria destinada à atletas com nível técnico elevado, em outras palavras, seria a categoria dos profissionais. Pedro Gomes, que é o mais novo em sua categoria, brigou por pódios em todas as quatro etapas do Circuito Estadual de 2008 e finalizou o ranking em quarto lugar - melhor resultado do atleta em seus 10 anos dedicado à escalada em geral.

Pedro Gomes durante a Seletiva para a Seleção de Escalada Esportiva. Pedro é mais um atleta que sofre com a falta de apoio no país. Foto: Pedro Hauck.

Propostas estão correndo entre empresas e órgãos públicos. Espero que em breve possa divulgar aqui uma boa notícia e uma possível parceria para esses dois jovens. E, é claro, será um prazer também postar a notícia de um apoio para o Cesinha e para o Felipinho. Boa sorte aos atletas.
Em breve uma entrevista com Pedro Gomes.

Post ao som de Peter Tosh - Legalize It.

Sem comentários: