terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Um bate-papo com Pablo Barbero.


Uma das maiores alegrias de um escalador é receber um "colega de profissão" em uma de nossas favoritas áreas de escalada. Como foi noticiado aqui, no último domingo (29) tive o privilégio de escalar com o espanhol Pablo Barbero. Porém acredito que o mais importante foi o bate-papo e a troca de conhecimento que tive com ele. Do pouco tempo que podemos conversar, com a ajuda do meu tradutor Pedro Gomes, o papo foi bem produtivo.

Pablo falou de seu início no esporte com apenas 6 anos. Falou também sobre seu gosto por competições. O cara sempre foi muito pilhado para competir, mas segundo ele, sem um treino forte e metódico não há chances de conseguir bons resultados nas competições espanholas. E ele está super certo. No cenário das competições na Espanha nos deparamos com os tops do mundo. São eles: Edu Marin, Erick Lopez, Ramon Julian, Patxi Usobiaga e Dani Andrada. Pablo não é muito fã de treinos masoquistas. Ele pensa a escalada como algo sério, mas usado como algo para se divertir. E conclui dizendo que a escalada praticada por diversão rende muito mais.

Caio Gomes e Pablo Barbero visualizando a "Southern Comfort" 10c (8b+) na Pedra do Urubu - Urca, RJ. Foto: Pedro Gomes.

Pablo trabalha em Madri como bombeiro. Na Espanha, os bombeiros trabalham 1 dia e folgam 5. Mas engana-se quem pensa que é um trabalho fácil. Por culpa da escolha desta profissão, Pablo ficou longos três anos sem escalar e chegou a pensar que nunca mais fosse voltar. Os exames - escrito e físico - para ingresso no Corpo de Bombeiros na Espanha são puxados. Perguntei à ele se a preparação física para esse exame ajudou em alguma coisa para a escalada dele. E para minha surpresa, a tal preparação só atrapalhou. Pablo disse que ganhou 11 quilos de pura massa e ficou muito pesado - o que é péssimo, já que para se livrar de músculos é muito difícil.

Sem dúvidas o intercâmbio na escalada é fundamental. Afinal, no Brasil, o nosso esporte ainda está engatinhando - apesar de já ter "bebês" correndo. Quero agradecer ao Pablo, Verônica e meu irmão pelo agradável dia de escalada. Se depender da vontade de tentar a cadena da "Via do Alemão", Pablo não demorará muito para fazer uma nova visita ao Rio de Janeiro. E como prometido no post anterior vou disponibilizar o link para o Flickr do Pedrinho Gomes para visualizar todas as fotos do domingo de escalada na Urca com a Família Buscapedra e Pablo Barbero.

Sem comentários: