segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Ah! O verão..."


Às 15h47, exatamente, começou o pesadelo dos escaladores cariocas. Os surfistas que me perdoem, mas verão é uma merda. Com ele vêm as chuvas armagedonicas, o calor infernal e o vento que parece mais o bafo do capeta. Para eles - os surfistas - é uma delícia, afinal, eles estão dentro d'água geladinha. Assim é mole, brother! É nessa estação, compreendida entre os meses de Dezembro e Março, que, na minha opinião, está a pior época para a prática da escalada. Nas demais época do ano, nós torcemos para que faça sol para podermos escalar. Certo? Mas é no infernão, quer dizer, no verão, que os escaladores contradizem à famosa letra da Adriana Calcanhoto, e falo por todos quando digo que escaladores carioca gostam (e muito!) de dias nublados!

Ao contrário dos escaladores do Sul e de Minas Gerais - onde o verão é bem mais ameno -, nós cariocas sofremos muito. Quem nunca passou por isso não sabe o quanto é frustrante ficar tentando (em vão) travar em regletes que dão gargalhadas quando, nós escaladores, nos aproximamos deles munidos de escovinhas, estopas e quilos de magnésio. Pior são os abaulados. Esses são os mais cruéis. Nem com mandingas como "bater a camisa", escovar e assoprar centenas de vezes antes de escalar, acender vela, fazer oferendas, é possível parar neles. 

Segundo dados de uma organização internacional que desenvolve pesquisas secretas entre escaladores, é no verão que se encontra a maior taxa de desistência da prática desse esporte. Curiosamente, é nesse mesmo período onde cresce a procura nas escolinhas de surf na cidade. Qual é o louco que troca o mato e a pedra de 50ºC por uma praia com água geladinha e cheia de mulheres com pequenos bikinis. Os surfistas são mesmo estranhos, não é? Sabe lá Deus o que se passa naquelas cabeças parafinadas! Vai entender.

Tá! Mas só isso é melhor que escalada mesmo. Foto: Divulgação.

Post ao som de Eminem - Lose Yourself.

Sem comentários: