domingo, 29 de novembro de 2009

Pablo Barbero visita a Cidade Maravilhosa.


Não é de hoje que o Rio de Janeiro é visitado por turistas do mundo todo. Eles escolhem a Cidade Maravilhosa encantados pelas praias, o Cristo Redentor, o Carnaval e a Caipirinha. Mas para nossa sorte, o Rio também é o destino escolhido por fortes escaladores internacionais. Neste domingo (29), eu e o caçula Pedrinho Gomes, tivemos a honra de recepcionar o espanhol Pablo Barbero e sua noiva Veronica. Um casal nota mil que chegou à cidade na sexta-feira (27). Para quem não conhece, Pablo Barbero é um escalador espanhol de 28 anos. Escala desde os 6 e tem em seu currículo vias de 11c (9a) e muitos 10c (8b+) à vista. No sábado (28), o casal tratou de conhecer a tradicional noite na Lapa, o boêmio bairro carioca e, nesta mesma noite, combinei com eles de escalar a tarde na Urca.

Pablo estava curiosíssimo para conhecer a via "Southern Comfort", conhecida popularmente como a "Via do Alemão", por ter sido conquistada por um alemão pouco conhecido, chamado Wolfgang Gullich. Após deslizamentos do solo na base, a via, que está localizada na Pedra do Urubu (Urca), ganhou um upgrade. Com isso o grau aumentou de 10a (8a+) para um possível 10c (8b+), encadenado apelas pelo niteroiense, Ralf Côrtes. Antes de trabalhar o fortes e específicos movimentos da via, eu e Pablo resolvemos aquecer primeiro. Começamos pelo tradicional boulder "Esquina do Gringo" v6. Pablo mandou a vista, sem problemas. O espanhol ainda resolveu tentar um sit down start cabuloso. Tentar? O bicho mandou o boulder fácil. A julgar pela facilidade com que ele se puxou em uma pinça abaulada, diria que o grau do problema permaneceria o mesmo. Mas a julgar pela força que fiz tentando a saída, sugiro um "VForte"!

Pablo encadenando o Sit Down Start do boulder "Esquino do Gringo". Foto: Pedro Gomes.

Aquecidos e motivados, resolvemos fazer mais força na "Via do Alemão". Pablo equipou, limpou as agarras e isolou alguns moves. Entrei logo em seguida e, depois de uns espancos, consegui fazer os moves e isolar alguns que não havia conseguido anteriormente. Pablo isolou todos os moves, mas (in)felizmente fez a via com apenas uma queda. Animado, ele pretende voltar ao Rio ainda nesta trip pelo Brasil. Porém, antes de ir embora da Urca, mostrei à ele o boulder "O Inominado" v11 (8a) - um dos mais difíceis da Urca. Pablo encadenou o problema na quarta ou na quinta tentativa, se eu não me engano (inclusive pulando um move!). Mas achou o boulder muito forte e confirmou o grau.

Pablo trabalhando os movimentos da via "Southern Comfort" 10c (8b+). Foto: Pedro Gomes.

Infelizmente o tempo para Pablo e Veronica estava meio apertado e eles precisavam voltar para São Paulo, onde voarão para Manaus onde poderão conhecer um pouco da nossa Amazônia. Mas sem dúvidas foi uma tarde muito agradável recheada de escalada e bons papos. Em falar em papos, no próximo post, publicarei um pouco das conversas que eu e meu irmão tivemos com o casal. Estarei disponibilizando também o link para a visualização de todas as fotos tiradas pelo fotógrafo oficial da Família Buscapedra, Pedro Gomes. Não percam!

1 comentário:

Unknown disse...

Que bom que deu certo!!!! Indiquei a pessoa certa né???