terça-feira, 17 de novembro de 2009

A mulher por trás dos homens.

Alguns de vocês podem se perguntar: "Ué, mas uma família de escaladores não tem que ter uma mãe que escala também?!". Na verdade não! A dona Jussara, conhecida por alguns como "Mamusca", se faz presente sempre que possível. De fato ela está nos momentos mais importantes. Em todas as viagens realizadas pela Família Buscapedra lá está ela, aturando nossas reclamações por não conseguirmos a cadena de um boulder ou via; sendo devorada por mosquitos mas sem sair de perto de nós para dar seu habitual incentivo; passando fome e frio nas "furadas"; e é claro, reclamando, afinal, ela além de mãe, é humana nas horas vagas.

Poderia enumerar diversas situações engraçadas, mas esses dias achei uma foto que dispensa legenda. Durante uma climb trip em Salinas - região serrana do estado do RJ -, em 2004, resolvemos fazer umas vias em móvel na Caixinha de Fósforo. E como de costume, lá estava Dona Jussara nos acompanhando em mais uma caminhada. Depois algumas reclamações, chegamos nas vias e, logo, eu, Jorjão (Bob Pai) e o escalador local Sérgio Tartari, começamos a escalar as esportivas tradicionais clássicas de Salinas. Fazia muito frio, mas depois de subir umas vias, a temperatura ficou normal. Foi quando olhamos para baixo e nos deparamos com a seguinte cena:


Pedrinho e Mamusca no maior estilo narcotraficantes. Foi ilário, digno de uma foto para registrar o momento. Isso tudo para vocês terem ideia do frio que fazia e do bom-humor que a Dona Jussara estava. Ela não escala, mas nem por isso deixa de se fazer presente. Mas como eu disse, isso foi apenas uma das mil histórias. Poderia contar sobre o temporal que pegamos em Ubatuba (SP), os quartos mofados de uma pensão na Serra do Cipó (MG), isso sem falar das infinitas vezes que passamos um dia inteiro em falésias e áreas de boulder do Rio e Niterói sem almoçar. Para agradecer esse carinho e ilustrar o sentimento que temos por ela, permito-me apossar de um trecho de um sucesso do tremendão, Erasmo Carlos, fazendo uma pequena modificação:
"'três' homens dependentes e carentes da força da mulher."
Erasmo Carlos - Mulher (Sexo Frágil)
Em nome de todos os "cuecas" da Família, obrigado Mãe.

Sem comentários: