quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sugestão da Família: Filmes.

Sei que não sou o Rubens Ewald Filho nem, muito menos, o José Wilker, mas aproveitarei o poder que a Web 2.0 me deu - ter um blog - e usarei esse espaço para dar algumas dicas de uns filmes que vi nos últimos dias.


O francês Phillippe Petit atravessando, em 1974, as Torres Gêmeas do WTC, em NY. Foto: Divulgação.

O primeiro é o vencedor do Oscar 2009 de melhor documentário. "O Equilibrista" (Man on Wire) conta a história do francês Phillippe Petit, um equilibrista auto-didata que sonha em atravessar as Torres Gêmeas do World Trade Center, em NY, sobre um cabo-de-aço. O filme mostra algumas façanhas de Phillipppe. Dentre elas, a travessia da Catedral de Notre Dame em Paris e da Ponte da Baía de Sydney, na Austrália. O documentário contém cenas reais misturadas com algumas encenadas por atores mostrando como foi arquitetado o plano de Petit para esticar o cabo no topo do WTC, que diga-se de passagem, parecia impossível. Para os aficcionados por Slackline e Highline, esse filme é uma ótima pedida para criar coragem. E para os que não gostam, vejam! Aposto que começaram a dar valor aqueles malucos que andam sobre fita/corda/cabo.


L.A.P.A um filme de Caví Borges e Emílio Domingos. Uma boa pedida para quem gosta de rap. Foto: Reproducão.

A outra dica também é de um documentário: "L.A.P.A - Um filme sobre o bairro da Lapa! Um filme sobre o rap no Rio!". Para quem gosta de Rap, Hip-Hop, essa é a pedida. O documentário conta a história do bairro boêmio carioca, a Lapa, e junto dele, o surgimento do rap na cidade. Com depoimentos de BNegão, Black Alien, Mc Marechal, dentre outros, diversos temas são abordados: cultura, indústria musical, violência, força de vontade, busca do sucesso e mais. Fica a dica para assistir. No DVD também tem o show feito no teatro Sérgio Porto especialmente para a gravação do documentário. Assista aqui à uma palinha do Marechal destruíndo tudo com o mic na mão.


Na capa do DVD, o highball de Kevin Jorgensen de aproximadamente 15 metros de altura.

Por último, mas não menos importante, é o filme Progression. Sei que parece clichê e dica atrasada - já que uns 80 blogs e sites já falaram sobre ele. Mas para quem viu, sabe que vale a pena dar essa sugestão mais umas 50 vezes. É surreal! Josh Lowell acertou a mão nesse filme. Progession é completo! Tem uma trip de boulder com os jovens Daniel Wood e Paul Robinson junto do veterano e amante de Big Walls, Tommy Caldwell. Tem as insanas vias em livre no El Cap feitas pelo Tommy, é claro. O filme mostra o treino, a frustração e o sucesso dentro dos campeonatos mundiais com o mito Patxi Usobiaga e a jovem Johanna Ernst. No DVD também tem solos, vias de hard grit e highballs suícidas com os novos nomes da escalada esportiva tradicional mundial. Progression apresenta ainda vias esportivas com Adam "Magic" Ondra, Ramon Julian, Daila Ojeda e seu namorado, o fraco, Chris Sharma. O bicho está mais monstro do que nunca! Vale a pena ver esse filme.

Fica a dica desses três filmes. Agora deixa eu ir nessa que ainda tenho que assistir, pela 13º em dois dias, o Progression. Vai que rola uma evolução por osmose. Vai saber, né?

Sem comentários: