domingo, 8 de novembro de 2009

Reserva do Grajaú: 40ºC.


No último sábado (7), fui com meu Pai, Jorjão, para a Reserva Florestal do Grajaú dar uma escaladinha. Marquei com meu casal preferido -Daniel Lustoza e Camila Porto - 13h no local. Como previsto, eles chegaram bem mais tarde. Mas para minha sorte, enquanto aquecia, encontrei com o André Maluquinho - escalador local responsável pela abertura e evolução da escalada em boulder na cidade do Rio de Janeiro, além de ser o autor do Guia de Boulder do Grajaú. André, pilhado como sempre, me apresentou diversos boulders. Um melhor que o outro. Mas quem conhece o Grája sabe, não se escala muito tempo lá: a rocha castiga! Se não bastasse a rocha castigar, o sol naquele dia resolveu se dividir em mil. Fazia 40º na sombra, no sol era brabo escalar. Mesmo assim, a vontade de subir as pedras era maior. Fui selecionando os melhores boulders que o André me mostrara para entrar. Vou relacionar alguns dos boulders que ele me apresentou no dia:

- Ih Tirou A Árvore, v5 (7c): Segunda repetição. Boulder em regletes pequenos. Três moves. Esperando mais repetições para a confirmação do grau.

- Á Flor da Pele, v8/9 (8c/9a): Não mandei esse, mas para mim, foi o mais maneiro. O André foi o único a mandar e sugeriu o grau para v7 (8b), mas o Daniel Coçada, que não encadenou, sugeriu um grau mais alto. André concordou que o grau possa ser um v8 (8c), podendo chegar a um v9 (9a). Movimento diferente. Uso do joelho para impulsionar para um reglete ruim depois uma blocada forte para um abaulado. Depois faz uma travessia relativamente fácil para a esquerda. 5 estrelas!

- O Lado Negro da Força, v7 (8b): Também não mandei. Lance lindo. Negativão num buração preto com agarrar ruins no início. Bate na virada em um agarrão e toca uma travessia para a esquerda estranha em uns regletinhos e cristais pequenos. Muito gringo esse também.

- Casa da Aranha, v7 (8b): O v7 (8b) mais difícil até hoje para mim. Hard demais! Movimentação em regletes pequenos e machuquentos. Negativão forte com uma virada técnica. Não é bom cair na virada não. A base é ruim. Mas felizmente consegui encadenar esse. Five stars.

- Zebrina, 7a (v3): Lindo boulder. Lance de parede! Tecnic total. Passadas delicadas, subida de pé na mão. Boulder positivo, levemente vertical. Muito bom. Não entrei nesse porque a pele já tava chorando!


Caio Gomes encadenando o "Casa da Aranha" v7 (8b) na Reserva do Grajaú. Foto: Jorge Gomes.

Isso aí não é nem um oitocentos avos da quantidade de boulder que tem no local. É infinito. É absurdo! Lembrando que no sábado (28) haverá uma reunião sobre a criação de uma associação de escaladores da Reserva do Grajaú. Temas como conscientização dos visitantes por parte dos escaladores, éticas locais, dentre outras coisas. Haverá também apresentação de vídeos de escalada nos boulders do local. Vale a pena conferir e dar uma força para o André que tanto se esforça para melhorar o local. Em breve mais notícias.

Sem comentários: