- Limite Vertical (Vertical Limit, 2000 - Columbia Pictures): O filme conta a história incrível - de se acreditar - de uma subida ao K2 para socorrer 3 escaladores presos depois de uma avalanche. A mentira está quando uma equipe de escaladores sacrificam suas vidas para salvar apenas três. Calma, vai piorar! A equipe de resgate sobe a montanha localizada na fronteira sino-paquistanesa, com ogivas de nitroglicerina, que explodem ao contato com o sol. O filme faz da subida da segunda maior montanha do mundo (8.611 metros), a coisa mais banal. Destaque também para cena inicial, quando após uma queda numa fenda em móvel, todas as peças saem e a cordada de três (dois irmãos e o pai) tem que cortar a corda do pai para aliviar o peso. Incrível. Só vendo para acreditar!
- Missão Impossível II - M:I 2 (Mission: Impossible II, 2000 - Paramount Pictures): O filme que mudou a visão da escalada. Diversas pessoas me perguntavam: "Caraca, Caio! Vi Missão Impossível ontem, tu faz aquilo que o Tom Cruise fez? Ele escala bem né?" Pior ficaria quando essas pessoas, seguras de si, estufavam o peito e diziam: "Po, agora eu sei o que é escalada!". No início do longa dirigido por Jonh Woo, tem uma cena de escalada em solo protagonizada pelo agente secreto Ethan Hunt, vivido por Tom Cruise. A cena tem uma ambiguidade. A subida do ator é um grande fiasco. Sem técnica nenhuma. Quase uma agressão à rocha. O sinistrão ainda inventa uma manobra. Após errar a via - porque para a pedra ficar lisa do nada ou a anta errou a via ou ele chegou no crux e peidou na hora - ele manda um bote para baixo em direção à um platô. Melhor que falar, vocês podem relembrar um pouco da cena clicando aqui. Mas a cena "hollywodiana" não foi totalmente em vão. Das poucas cenas em que o escalador Ron Kauk aparece, ele nos presenteia com uma subida em seu estilo único.
- Risco Total (Cliffhanger, 1993 - Universal Pictures): O filme até que é bom. Vale pela cena inicial do solo do mestre Wolfgang Güllich - morto em um acidente de carro logo após o filme ser finalizado. O protagonista Sylvester Stallone está muito bem fisicamente e mostra ter uma técnica mais apurada à escalada. Mesmo com o auxílio do cabo-de-aço, o ator encara a escalada com direito a assopradinha na mão após usar o magnésio. Assim como em M:I 2, Ron Kauk também participa das filmagens como dublê. Mas tinha que ter alguma cagada! Durante uma tirolesa, a fivela do bauldrier (cadeirinha) da escaladora simplesmente se parte, ela cai e morre. Por que que a anta não colocou as pernas no cabo como manda a cartilha de utilização de tirolesa? Bem-feito! Visando uma retratacão, nos créditos do filme há uma mensagem explicando que, a cadeirinha da Black Diamond usada para o filme, foi modificada para que aquele acidente acontecesse. Menos mal, porque a BD ameaçou processar a produtora do filme. Pior que a primeira cadeirinha que meu pai me deu, foi uma da BD. Esse trauma me perseguiu por toda a infância. Hoje, com consultas semanais à grupos de apoio, me vejo, em fim, livre desse fantasma chamado "Fivela da Black Diamond". A cena inicial e o acidente podem ser visto clicando aqui.
Como vocês podem ter comprovado, minha preocupação não é em vão. Espero não ver o "galã-aventureiro" fazendo rapel e gritando "Uhul! Radical!". E para agravar mais a minha angústia e aumentar a dosagem dos meus remédios tarjas pretas, o diretor da novela Jayme Monjardim, divulgou em seu fotolog algumas fotos do personagem Felipe e disse: "Todo paramentado, com apetrechos de alpinismo, Felipe, personagem de Rodrigo Hilbert, escala os penhascos íngremes de Petra enquanto Bruno, personagem de Thiago Lacerda, aponta suas lentes para o colega, registrando os lances mais radicais dessa escalada". Quem tem apetrecho é fantasia de baiana no Carnaval e quem escala penhasco é cabrito! Registrar lances radicais de uma escalada num penhasco íngrime? Esse Bruno não é fotógrafo, é mágico! Ah, eu pago para ver essas fotos! Vou encerrar esse post por aqui que a minha pressão já está subindo. Acompanhe meu sofrimento nos próximos capítulos de "Viver a Vida", novela da Rede Globo, exibida de segunda à sábado a partir das 21h.
Post ao som vídeo do show Mc Marechal.
1 comentário:
mas que revolta hein! HAHAHAHAAHA..
assino embaixo do seu post!
Enviar um comentário