terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pedro Gomes: a conturbada volta para casa.


Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva 2009 no Aeroporto de Guarulhos, SP. Foto: Acervo pessoal de Pedro Gomes.. 

Retomando o bate-papo com o Pedro Gomes, chegamos ao final da entrevista. Separei-a em duas partes porque queria dar um destaque especial ao relato do atleta sobre o perrengue enfrentado por todos da Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva no último dia na Europa. O evento ocorrido preocupou a todos os familiares dos atletas que representaram o nosso país no Mundial Juvenil de Escalada Esportiva 2009, na cidade de Valence, na França.

E aí Pedro, todos aqui em casa ficamos bastante agoniados com a sua demora e, pior ainda, sem muitas informações do que estava acontecendo. Seu pai não tinha mais unhas. Sua mãe, de tanto que arrancava os cabelos, já estava a cara do Lex Luthor - arqui-inimigo do Superman. Esclareça para nós o fato que aconteceu no dia do embarque.

Nós nos atrasamos para pegar o metrô (Gare de Lyon - o mais antigo de Paris) em direção ao Aeroporto Charles de Gaulle - localizado à aproximadamente 23km do centro. Do metrô ao aeroporto, levaríamos 40 minutos, normalmente. Porém fizemos o percurso em uma hora a mais, devido a um problema no metrô. Ao chegar ao aeroporto - com malas super pesadas - tivemos que correr para embarcar. Infelizmente, os próprios funcionários do Aeroporto, não sabiam nos informar ao certo, onde ficava o nosso terminal de embarque: o terminal A. Ficamos 40 minutos na procura do tal terminal. 

Por fim, encontramos o terminal, mas já constava no telão de informações que o avião já havia decolado. Quando percebemos que tínhamos perdido o voo, o também atleta da Seleção, Victor Greypel - da cidade de Campo Alegre (SC) - caiu duro no chão com uma mochila muito pesada nas costas. Corremos para socorrê-lo e saber o que ele estava sentindo. Victor dizia que o seu coração estava batendo muito forte e reclamava de falta-de-ar e dormência. Gritávamos desesperadamente por socorro, algum médico, mas ninguém ajudava. Foi aí que um "sem-mãe" francês, surgiu e, para revolta de todos nós, pediu para que parássemos de gritar como loucos. Eu e a Anna Shaw - com seus quase 2 metros de altura - quase partimos para cima do "fedorento amante de baguetes". 

Enfim, o médico apareceu. A Anna foi com o Victor para o Hospital do Aeroporto. O atleta ficou em observação e recebeu alta após uma hora de internação. Perdemos o voo e dormimos no aeroporto. As 3h00 (horário local) nos dirigimos ao guichê da TAM para arrumar outro horário para voltar. Conseguimos um voo para 10h20, mediante um pagamento de uma multa de 105 Euros (aproximadamente R$300,00). Ás 5 da manhã cheguei em São Paulo. Ainda esperei mais 6 horas para embarcar em um avião rumo à Cidade Maravilhosa. 14h30 desembarquei, exausto, no Aerporto do Galeão. Um alívio. Mas faria tudo de novo, valeu muito a pena!


Pedro Gomes na segunda classificatória. Pedro foi o 82º a entrar na via, ou seja, o último! Foto: Acervo pessoal de Pedro Gomes.

Passado o susto, espero que o Victor já tenha se recuperado do susto e retomado os treinos. Mais uma vez, aproveito o espaço do blog da FB para parabenizar todos os atletas que foram para a Europa, deram o melhor de si e representaram muito bem o Brasil! Parabéns, galera! Ano que vem tem mais. Intensifiquem os treinos e até a próxima seletiva.

Pedro Gomes é atleta da Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva e tem patrocínio do KIOSHI & MAKOTO Terapias Orientais, Água Mineral ÀGUAS DO PORTO, ESCALADA INDOOR ICARAÍ e ARTPLAN Comunicação.

Sem comentários: