sexta-feira, 20 de março de 2009

Lenga-Lengas e Felipe "Pikuíra" Camargo!

Devido à forças superiores - minha mãe e meu pai - fui obrigado a me dedicar um pouco mais aos estudos e por consequência comecei, de novo, a correr atrás de estágios (se alguém souber de algo, estamos aí! Rs.), com isso, justifico a minha ausência nas postagens para atualizar o blog.

Trabalhos, seminários, leituras... a faculdade também está consumindo! Mesmo cansado, há energia e muita gana para treinar. Sem desculpas! Venho nos últimos dias tentando achar um tema legal para escrever a respeito mas esse mundo parece que não gira! Nada de interesante, somente mais do mesmo!

É o Felipe "Pikuíra" Camargo mandando os projetos todos com poucas entradas, é o Sharma abrindo 9b+ (12c) e mandando mais uns 9b's (12b), é o Ondra mandando 11a à vista! A lenga-lenga de sempre! Brincadeira! Vale a pena reportar aqui duas cadenas F.A. (First Ascent) muito importantes feitas pelo Felipinho.

Chris Sharma na via "Golpe de Estado" 9b (12b) em Siruana, Espanha. Foto: Pete O´Donovan.

Uma é a via "A Dor É O Poder" graduada em 10c/11a. A via, que está localizada no Setor 45, em Sete Lagoas, Minas Gerais, foi equipada pelo escalador local "Fei" com a ajuda do também mineiro, Fred Vianna. "Pikuíra" diz que sente dificuldade em graduar a via porque ela se encaixa no seu estilo "regleteiro". "Acho que a via seja um 10c/11a mesmo, como escrevi no blog. É osso graduar a via desse estilo, ainda mais eu me dando tão bem em regletes pequenos." A via começa com um boulder de v11 logo em seguida pega um trecho de 9b ou 9c. Felipe compara ainda a via a um outro 10c, o Coquetel de Energia, no Campo Escola 2000 na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. "A Dor É O Poder é ainda mais dificil que o coquetel!" Como eu já entrei no Coquetel, dá para se ter uma idéia de quão bizarro devem ser esses regletes! 

Felipe com a "seg" do "Fei" na via "A Dor É O Poder" em Sete Lagoas, MG. Foto: Gustavo Baxter.

Outra cadena que merece destaque é a da via "Cabra da Peste". Essa fica localizada na Serra do Cipó, na Meca da escalada esportiva, situada também no estado mineiro. A via, que também foi aberta pelo "Fei", foi graduada pelo escalador do interior de São Paulo em 10c. Segundo o atleta de 17 anos, a cadena dessa via foi mais difícil que a da "A Dor É O Poder". "Aparentemente foi mais difícil do que a outra. Mas acho que é pelo estilo. Essa segue uma linha vertical com regletes abaulados, difíceis de fechar a mão. Deixo graduada como 10c HARD.". A linha conta com o crux nas 4 primeiras proteções (chapeletas) e depois há um descanso onde é possível tirar os braços. Felipe diz que depois o grau da via diminui para 8c e daí é dificil cair.

Felipe na via "Cabra da Peste" na Serra do Cipó, MG. Foto: Gustavo Baxter.

Agora é esperar para postar aqui a cadena da Extensão da Inquilinos: seu próximo projeto. Uma linha fantástica que se inicia na via "Inquilinos" 9a e termina na "Ética Decomposta" 9b. O crux está na ligação das duas vias. Um boulder de cinco moves cotado em v11 somente encadenado pelo o insolente (Risos). "A via deve estar em torno de 10c! Esse será meu primeiro objetivo quando eu voltar da Europa!". Felipe está a caminho do "Antigo Continente" no dia 15 de Abril e, em resumo, vai focado para treinar com as seleções austríaca e espanhola para disputar os campeonatos mundiais, inclusive o Master Internacional de Penne, na Itália - competição para apenas 10 convidados onde ele será o unico sulamericano a participar. E sempre que der, o brasileiro promete dar aquela escapada para as rochas da gringolândia!

Felipe no crux da extensão da via "Inquilinos" na Serra do Cipó, MG. Foto: Gustavo Baxter.

Parabéns por todo esse sucesso! Pela sua dedicação aos treinos, profissionalismo para lidar com o esporte, humildade e muita força de vontade! Parece que foi ontem aquele festival da By na Casa de Pedra onde eu conheci esse moleque (Risos). Parabéns mais uma vez, Felipinho!

O escalador Felipe "Pikuíra" Camargo, nascido em Ribeirão Preto - interior de São Paulo - tem 17 anos e atualmente mora em São José do Rio Preto, também no interior. Felipe é patrocinado pela Beal e Academia Altitude.

Post ao som de Gladiators - Jah Works.

1 comentário:

felipe camargo disse...

Boaaa caio!!!
mando bem na materia, valeu!!
jornalista dos bons!!!
absss