quinta-feira, 26 de março de 2009

Cadenas com e sem corda dos rapazes da FiveTen.


Parece que os prodígios da Five Ten resolveram dar as caras. Primeiro foi a vez do jovem Paul Robinson fazer a primeira repetição de um antigo projeto de Dave Graham. A via, que está localizada na falésia de St. George, chama-se "Psychedelic" e foi cotada em 11c. Mas não seria V11 ou v17? Não!Acreditem se quiser! O escalador americano de 21 anos, famoso por suas cadenas em boulder, - inclusive um v13 de flash ("Nagual" em Hueco Tanks, Texas - EUA) - deixou o crash-pad em casa, tirou as teias de aranhas da corda e se apertou para entrar no bauldrier - já que fazia tempo que não o utilizava. Acho até que Paul teve que fazer um cursinho pré para lembrar de como se encordar! Para vocês terem uma noção de quanto tempo esse menino não "clipa" uma custura, a última via encadenada por ele foi um 10a. Paul brinca com o caso e deixa uma pergunta no ar. "O dia foi muito bom e eu fiquei muito feliz em mandar minha via mais difícil. Do 5.13c para o 5.14d. De volta aos boulders?" Então galera, vocês que estão mandando décimo grau, vejam que é possível sim, pular de 10a para 11c. Ou pelo menos acreditem nisso que dá um estimulo para os treinos!

Paul Robinson no boulder Terremer V15 em Hueco Tanks, Texas - EUA. Foto: James Q. Martin.

Outro destaque foi a segunda cadena, em solo (sem corda), de um 10c. Esse feito foi realizado pelo, também americano, Isaac Caldiero. O escalador encadenou a via "The Present, que fica no estado americano de Utah. Em seu blog, Caldiero assume que essa já era uma idéia antiga. "Tenho contemplado essa ideia por muito tempo de escalar a 'The Present' sem corda". A via curta e explosiva, teve sua primeira ascensão pelo escalador norte-americano Boone Speed ainda nos anos 90 e ainda com corda.

O primeiro 10c feito em solo foi de autoria do senhor Alexander Huber, em 2004, e a via escolhida por ele foi a Kommunist. Porém estes não foram os solos mais difíceis encadenado por um ser humano - se contarmos os répteis, a cadena solo mais alta foi de Alfred Fritz, um simpático lagarto, que pude conhecer, proveniente da antiga Alemanha Ocidental que encadenou um 35b+ (francês), porém a via espera repetições para confirmação do grau. Ano passado, o escalador, ser humano (talvez) e escocês Dave MacLeod encadenou a via "Darwin Dixit" 8c (11a) em Siurana, na Espanha. 

Isaac Caldiero no boulder "El Chupacabra" V11 em Hueco Tanks, Texas - EUA. - Foto: Tim Kemple.

Toda matéria acima é verídica e pode ser confirmada pela fonte. Exeto a do jovem lagarto alemão ocidental que por algum descuido do programador do site apagou tal notícia surpreendente. Incrível, não?!

Fonte: www.8a.nu

Post ao som de duas músicas do The Gladiators: Rich Man Poor Man e Let Jah Be Praised.

Sem comentários: