quarta-feira, 11 de março de 2009

Um dia com o Gringo... e com a mulherada!


Calma pessoal, não se trata da cadena do homônimo boulder graduado em 9b (v10) e localizado na Pracinha de Itacoatiara, ou muito menos de uma farra em algum cabaré estrangeiro regado a vodka. Nada disso! Estou falando da tarde que passei na Urca no último domingo (08/03), durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que por sinal foi excelente. Ótima organização, a mulherada compareceu em massa e foi estabelecido mais um recorde do evento: 120 escaladoras compareceram ao encontro - batendo o número de 78 presentes no evento do ano passado. Quero então aproveitar a oportunidade e desejar, bem verdade que atrasado, muitas felicidades para essas mulheres, em especial para àquela que considero a mais importante da minha vida, a mulher da Familia Buscapedra, a que fez essa familia existir, a minha mãe: Jussara Martins Gomes. Obrigado por apoiar nossa família nesse esporte louco porém fascinante!

Foto oficial do evento. Foto: Alice Souza.

Mas vamos ao que interessa! Explicando o título da matéria: ao chegar na Urca, após a figuração na Praia Vermelha, me dirigi à Pedra do Urubu com meu pai (Jorge Gomes), meu irmão (Pedro Gomes) e um casal de amigos, os escaladores que considero ser o futuro da escalada esportiva do Rio de Janeiro, o meu xará Caio Pimentel e a jovem Bebel. Chegando lá me deparei com um monte de gringos que estão no Rio para umas filmagens e que estão sendo guiados pelo escalador local Hugo Langel. Logo de cara reconheci o Cedar Wright e o Tim Kemple.

Apesar de estar 10 dias sem escalar por estar me recuperando de uma estomatite adquirida durante o famoso carnaval de Diamantina (MG), percebi que não podia perder a oportunidade de escalar com os caras. Larguei da frescura de que "não estou treinando para via" e entrei com o Tim Kemple e o forte escalador carioca Bernardo Biê na também forte porém "germânica-carioca" Southern Comfort 10a, vulga, Via do Alemão. Após pegar a sapata e o saquinho de magnésio do Caio Pimentel, o baudrier do Jah, começaram os trabalhos! O Biê começou tentando, logo desceu para dar segurança ao Tim que não conseguiu isolar o crux mas me mostrou ser forte como já pude ver no filme Dosage III (se não me engano). Logo em seguida Tim desceu pra ficar na minha "seg". Meu desempenho na via foi bastante animador! Consegui isolar o crux achando um beta novo, diferente dos betas do Fabio Muniz, Ralf Côrtes, Pedro Raphael e do Pita. 

Após a session de climb rolou um bom papo com o Tim. Um cara super gente boa, caladão, mas quando resolve conversar é bastante engraçado. Ele soltou uma durante a conversa: "Tenho um amigo que vai adorar a idéia de tentar o Alemão de highball". Em seguida, ele riu. Pra completar eu disse: "É, provavelmente ele dê apenas duas entrada: uma na via e a outra será na emergência de um hospital caso ele caia!" (Mais risos).


Agradeço ao Biê e ao Tim, além do Hugo, Jah, Quequel Guilhon, entre outros que estavam presentes por mais uma ótima tarde de escalada na Urca.
Sábado agora (14/03) voltarei à via. Em breve mais notícias. Fico devendo a foto da via também.

Postagem ao som do último disco de um das maiores bandas de reggae da atualidade, Groundation, o "Upon the Bridge" (2006). E por falar em Groundation, postarei em breve notícias do show que irei com meu irmão domingo na casa de espetáculos no Rio de Janeiro, Canecão.

Boas escaladas e muita paz.
JahBlessUs.

Sem comentários: