terça-feira, 24 de março de 2009

"CRESÇAM O CAMPO!"


Foi assim que desabafou o jornalista esportivo e diretor de jornalismo da emissora ESPN Brasil, José Trajano, em relação ao futebol medíocre e às constantes brigas entre torcidas organizadas. Pode parecer confuso mas eu vou explicar! Trajano, durante o programa "Bate-Bola" exibido ontem (23/03) na ESPN Brasil, comentou que antigamente, quando os estádios eram maiores e comportavam um maior número de torcedores, não havia essa violência toda antes, durante e depois das partidas. Não havia também esse futebolzinho fraco apresentado pelas equipes nos dias de hoje. Por isso, o fanático torcedor do América (RJ), clamou pelo aumento dos campos, para ver se com isso cresce o futebol e, quem sabe, o cérebro desses trogloditas que estragam os espetáculos (se é que pode-se chamar assim essas peladas) com brigas e mortes.

José Trajano: jornalista esportivo e diretor de Jornalismo da emissora ESPN. Foto: Internet.

Agora, em quê isso tem haver com a Escalada?

Confesso que não muito! Mas vejam por esse ângulo: antigamente os estádios eram maiores e por isso suportavam um maior número de torcedores. Na escalada acontece o inverso. Antes, tinhamos poucas áreas para a prática do nosso esporte, logo, poucos atletas. O que é comum entre eles é que no passado a paz e a tranquilidade eram maiores.

Torcida do Botafogo fazendo a festa no Estádio Mario Filho, o Maracanã. Rio de Janeiro. Foto: Internet.

Atualmente há muitos escaladores, muitas opiniões, muitas éticas locais diferentes. Temas como preservação do local se contrastam com discussões sobre se pode ou não cavar agarras em prol da evolução do esporte. Picos cada vez mais "crowdiados". Brigas em fóruns de sites relacionados ao esporte. Apoios e patrocínios à atletas nacionais são substituídos por "briguinhas" e inveja. Pouco prestígio é dado aos nossos escaladores de ponta. Não há incentivo à iniciação de crianças no esporte. 

Se o crescimento pode gerar um retrocesso no esporte, eu prefiro ficar com meu pensamento de eremita e achar que seria melhor ter poucos picos para a prática da escalada com agarras naturais, uma fauna e uma flora intocáveis e uma paz única para escalar. Pelo menos vejo pessoas como o presidente da FEMERJ, Bernardo Collares, que correm atrás. Lutam pela preservação de áreas castigadas pela ação do homem, pela ética do esporte e por uma evolução dentro da escalada esportiva, em especial. Aproveito aqui para agradecer ao presidente por esse empenho: Valeu Collares!


Tratar com carinho a rocha é o mínimo que se pede. Foto: Internet.

Entendam esse post-louco como um desabafo. Se o José Trajano pode fazer isso na ESPN, onde ele é o diretor de jornalismo, por que eu não posso fazer isso no blog da Família, não é?
 (Rs.)

Post ao som do álbum do Groundation - Tribute to Bob Marley.

1 comentário:

Alessandra disse...

Oi Caio!Obrigada pelo link e pelo comentário! Como vão as escaladas por aí? E teus estágios rsrsr Essa fase é fogo não é.Beijos e apareça sempre :)