segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entrevista com o Campeão Brasileiro de 2010: Eric Teles.

Graças ao advento do Messenger, pude, na tarde desta seguda-feira (29) bater um papo com o Bi-Campeão Estadual do Rio de Janeiro (09/10) e, agora, Campeão Brasileiro 2010: Eric Teles. Eric é um amigo que conheço há quase dez anos e sei o quanto ele é dedicado aos treinos. Natural de Nova Friburgo - cidade na região serrana há 100 km do Rio -, Eric treina no muro da Planeta Vertical, do amigo Leandro Nogueira. Confiram a seguir o bate-papo:

Eric se preparando para competir. Foto: Bruno Senna.

Fala Sr. Eric! Primeiramente quero te parabenizar por esse ano maravilhoso, repleto de conquistas. Você consagrou-se Campeão Brasileiro de 2010 no último sábado (27), quando ganhou a única etapa do ranking nacional disputada no ginásio de escalada Rokaz, em Belo Horizonte (MG). Conta para gente como foi essa experiência toda.

Fala Sr. Caio! Eu fui para BH confiante. Sabia que o Cesinha (César Grosso - SP) e o Felipinho (Felipe "Pikuíra" Camargo - SP) não disputariam esse campeonato. Daí as coisas já seriam menos complicadas. Mas me enganei. Quando cheguei na Rokaz, vi que o nível da galera de lá está muito alto. Muitos escaladores encadenaram a via classificatória e a semi-final. Não é pra menos, os caras têm a Serra do Cipó no quintal de casa para brincar (risos). Sem dúvidas, tive naquele sábado o meu melhor dia de escalada. Apertava as agarras com confiança, fazia os movimentos confortáveis, focado. Acho que se o Cesinha e o Felipinho fossem, a briga ia ser boa.

Eric na super-final cotada em 9c. Foto: OPA.

O momento mais emocionante da competição, segundo alguns presentes, foi a super-final disputada entre você e o Jean Ouriques - atleta da Rokaz. O Jean mostrou estar muito bem, já que no penultimo final de semana, ele consagrou-se campeão da Copa Conquista de Boulder, ganhando de fortes escaladores como o Rafinha Passos (DF), André "Belê" Berezoski (SP) e o próprio Felipinho.

Pois é. De cara vi que o Jean seria meu principal adversário. Na via da final, cotada em 9b, ele mandou meio torado. E na super-final, que eu acredito estar na casa do décimo grau, eu me afobei no último movimento. Talvez se tivesse balançado o braço mais um pouco, teria chance de encadenar a via. A minha sorte foi que logo depois o Jean entrou para escalar e se complicou num lance na saida do teto e ficou por lá mesmo.

Sei que você tem uma resistência ótima. Sofro quando vou treinar com você e com Leandro no muro da Planeta Vertical. Fico com os braços empedrados por dias com aqueles circuitos de 60, 70 até 100 movimentos em negativos fortes e teto. E com os estaduais no Rio sendo disputados em boulder, você focou seu treino mais em boulder esse ano. Como foi essa adaptação para disputar o Brasileiro de dificuldade? E agora quais são seus objetivos para esse finalzinho de ano?

Treinei resistência duro 15 dias. Depois do circuito de boulder estadual, me dediquei aos treinos de resistência. Mas como você disse, já tenho uma bagagem de resistência boa. Para o final do ano, pretendo treinar mais um pouquinho e partir para os boulders da Pracinha de Itacoatiara no II Climb Day. Acompanho as suas notícias aqui no blog e sei que tem alguns boulders novos. Se bem que nem os antigos eu conheço direito, afinal, fui apenas duas vezes na Praça e não pude escalar o suficiente.

Eric na via da final cotada em 9b. Foto: Bruno Senna

É isso aí, Sr. Eric! Pode chegar aqui que você vai se divertir bastante. Foi um prazer bater esse papo contigo e, mais uma vez, parabéns pelos títulos. Abraços!

Valeu Sr. Caiô! Dia 19 estou ai na Pracinha. Abraços!

Post ao som Groundation - Prasing.

Sem comentários: