sexta-feira, 22 de outubro de 2010

10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha: Primeiro dia.

Antes de realizar este post, gostaria de fazer um aviso: eu não sou um crítico de cinema, apenas um estudante de Comunicação e amante da sétima arte, além de um fissurado por esportes de montanha, mas especificamente, a escalada. Pois então, começou na última quinta-feira (21), às 19h, a 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha. A Mostra será realizada no Cine Odeon, na Cinelândia (RJ), até o próximo domingo. As sessões acontecem às 19h e às 21. No domingo, um pouco mais cedo: às 18h e às 20h. Infelizmente não pude assistir aos filmes da sessão inicial do festival - realizada às 19h. Porém às 21h, em ponto, estava sentado ao lado do meu irmão no segundo andar do Odeon, cercado pelos amigos Blanco, Felipinho Assad, Flávio Carneiro e Rodrigo Almeida, pronto para assistir aos filmes. Farei a seguir algumas breves observações que achei pertinentes sobre os filmes.

"Tupungato - Acima dos 6 mil" é um filme-diário que conta a história de um grupo de escaladores brasilienses que tentam subir a montanha Tupungato nos andes chilenos. Sem um pré-roteiro, o filme apresenta um enredo lento, mas consegue realizar apresentações de personagens que aparecem durante o desenrolar do filme. Nota: 6.

"Slackline Brasil" era um filme do qual eu esperava mais. Ele se limita muito somente à visão do slacker-escalador Hugo Langel. Com belas cenas gravadas na França, Estados Unidos e no Brasil, o filme arrancou muitos aplausos da galera presente. Nota: 8

"Surf na Montanha" mostra a historia do inicio do surf na montanha no Brasil, mais precisamente em Visconde de Mauá (RJ). O filme apresenta uma bela fotografia e cenas em slow muito bem projetadas. A torcida pelo filme era grande por parte dos praticantes do esporte que estava presentes na exibição. Nota: 8

Nesta sexta-feira (22), acompanharei a sessão das 19h, que contará com os filmes: "E as vias da Lapinha?", "Entre Nós" e "7 dias na favela". Amanhã mais comentários sobre estes filmes.

Sem comentários: