sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ego Esportivo.

[Ego: sm (lat ego) Psicol Experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade; em psicanálise, apenas a parte da pessoa em contato direto com a realidade, e cujas funções são a comprovação e a aceitação dessa realidade. V id e superego.]
Recentemente uma batalha, travada entre o escalador finlandês Nalle Hukkataival e o americano Chris Sharma, trouxe mais uma vez o tema "ego na escalada esportiva" em discussão. O blog da Família Buscapedra reportou essa notícia em um apanhado geral da confusão. Porém, em um primeiro momento, não quis expor a minha opinião sobre o fato, já que admiro os dois escaladores. Esperei ler outros artigos para formar uma opinião justa, ao meu ver, sobre essa situação. Como sempre, vai ter um ou outro que vai questionar, criticar, mas tudo bem.

Penso que se o discurso do Sharma tivesse sido mais amigável, acredito que o Nalle teria concedido mais tempo para o americano tentar o projeto sem problemas. Mas acredito que Sharma perdeu a razão ao liberar a via somente para os seus amigos - Dave Graham e Dani Andrada. Aprendi que tudo nessa vida depende de como expomos nossos pensamentos e vontades. Se eu percebesse, por exemplo, que o F.A. de um boulder/via é tão importante para um amigo, daria toda vibração e tempo para ele encadenar o projeto. Pronto! Simples! Para nós brasileiros, a prática do Red Tag é algo inaceitável. Mas segundo artigo escrito pelo Kalango, os gringos pensam bem diferente de nós em relação à isso. Porém proibir uma pessoa de tentar um projeto simplesmente por ego, é algo que nenhum escalador jamais deveria compactuar. Espero que práticas como essas nunca cheguem em terras Tupiniquins.

4 comentários:

João Ricardo disse...

Red tag nas minas é válido?!!?!
hahahha...
abraços!

Alvaro Alvares disse...

Apoio a criação no red tag das minas, mas deste que me favoreça. Hehehe

Caio Gomes disse...

Vocês só querem moleza, né? Mas até que seria bem legal um RED TAG nas gatas! Mas só naquelas acima de décimo grau hahahaha.

Unknown disse...

E olha o que o papo sério virou hahahahahahahhaha! Boa escaladas ^^!