quinta-feira, 8 de abril de 2010

Viva a Teoria do Medo!


As pessoas vivem em função do medo. Aliás, não vivem. E isso de certa forma me incomoda bastante. Na tarde desta quarta-feira (8), deu-se início a uma onda de terror em Niterói e no Rio. Informações sobre arrastões e saques chegam a todo o momento. Em Niterói, o comércio da zona sul e do centro estão todos fechados no momento. A polícia nega a onda de arrastão, dizendo que o que ocorreu foi um simples protesto. De fato, ocorreram saques, mas as pessoas, em pânico, noticiam coisas absurdas que, como uma bola de neve, só vai aumentando.

Veicula-se a informação de que estão ocorrendo roubos e espancamento nas ruas de Niterói. A todo momento no Twitter e no Facebook, as pessoas noticiam mensagens de alerta misturadas com gritos de pânico! Tiroteios acontecem nos quatro cantos da cidade. Será que é tudo isso que estão dizendo? Então por que nada foi noticiado nos veículos de comunicação de massa? É mais fácil o "sistema" instalar o medo, manipulando as ações e raciocínios de todos. É assim desde que o mundo é mundo. E é, exatamente, assim que agem as religiões. Educação a partir do medo.

Estudos na área de comunicação já pesquisavam sobre o medo. A Espiral do Silêncio, por exemplo, já trabalhava com o medo do isolamento. As pessoas têm medo de ficarem sozinhas, de morrer, de perder o que possuem. Medo de viver! O medo nos protege, mas nos priva também de muita coisa boa. A verdade é que mais uma vez, a clássica brincadeira do "telefone-sem-fio" fez mais uma vítima. Ou melhor, para ser mais exato, 479.384 vítimas. A Indústria do Medo agradece, povo niteroiense.

Leia mais sobre a Indústria do Medo aqui.

Post ao som de O Rappa - A Minha Alma.

Sem comentários: