sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos 2016: Rio de Janeiro.


Conseguimos! Depois de três tentativas falhas, o Brasil em fim sediará os Jogos Olímpicos em 2016. E não tinha cidade mais apropriada para isso do que o Rio de Janeiro. A cerimônia de escolha da cidade-sede aconteceu na capital da Dinamarca, na cidade de Copenhagen - sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nas duas primeiras rodadas de votação, eliminamos Chicago - para espanto de todos - e Tokyo. Chupa, Obama! Na terceira e última votação, eliminamos a Madri, pelo placar de 66 x 32. "Ah! É chocolatê!". O anúncio foi feito pelo presidente do COI, Jacques Rogge (assista ao vídeo). Acho que o que pesou de fato foi o lado emocional. O vídeo da candidatura do Rio é demais e apela muito para o emocional. Como disse o meu companheiro, Luiz Inácio: "O Rio tem uma diferença: tem alma, tem coração". Ainda segundo Lula, a decisão do Comitê Olímpico foi mais do que justo. "Prevaleceu a razão, a paixão e a verdade. O Rio merecia fazer uma olimpíada" desabafou o presidente.

O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge. Foto: Divulgação.

Espero que as palavras de nossos governantes durante o período de escolha da cidade sede, sejam de fato concretizadas. A violência vai continuar? Vai continuar a miséria? E a desigualdade social? Vai, gente! Não pensem vocês que durante as Olimpíadas não terá mendigos na ruas, que os pivetes de Copacabana não pararão de fazer seus "ganhos", ou que a Rocinha deixará de ser uma comunidade carente. Mas tenho certeza que projetos sociais serão realizados no Rio. E se apenas uma criança, de toda o Rio, largar a violência e a "vida errada" que esteja levando, e passar para o lado do esporte, essa Olimpíada já vai ter valido de muito para a nossa cidade.

Parabéns à todos os cariocas e brasileiros, afinal, o Rio de Janeiro é o Brasil em 2016. Parabéns também à todos os governantes que se dedicaram para a realização desse sonho. Cito aqui em especial o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes; o ministro dos esportes, Orlando Silva Júnior; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro - COB -, Carlos Arthur Nuzman; e é claro, ao companheiro, presidente da República, Luiz Inácio "Lula" da Silva. E ó, empenho hein! Pelo amor de Deus! Galera, não vão me fazer passar vergonha não! Olha lá! Finalizo esse post com o hino da Cidade Maravilhosa, composta por André Filho, e que durante a assinatura do documento oficial foi cantada pelos membros da candidatura brasileira: "Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil. Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil".

Sem comentários: