sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Antes tarde do que nunca.

O título dessa matéria abriga um vício de linguagem denominado de anfibologia, ou mais popularmente conhecido como ambiguidade (sem o trema, de acordo com a reforma ortográfica).  A frase acima possui dois sentidos: um pela lentidão de colocar essa matéria no ar por parte do responsável pelas atualizações do blog, ou seja, eu; e pela minha primeira e tardia vitória esse ano.


No último domingo (4) conquistei o primeiro lugar da IV Etapa do Circuito Estadual de Boulder do Rio de Janeiro 2009, disputado no muro do Escalada Indoor Icaraí, em Niterói. Dos 6 boulders disponibilizado pelo route-setter Leandro Borré, encadenei 5 - sendo 4 onsight, ou seja, à vista. Estava muito bem físico e mentalmente para essa etapa. Me sentia muito relaxado e forte. Das quatro, sem dúvidas, essa foi a que eu me preparei melhor. Intensifiquei meus treinos, passei a correr três vezes na semana e entrei na dieta da C-Nutre - do escalador paulista César Grosso. A somatória de tudo isso resultou no primeiro lugar. Um bom resultado vem com esforço e dedicação. 


Pódio do Ranking Estadual de Boulder do Rio de Janeiro: 3º Caio Gomes; 1º Eric Teles; 2º Daniel Hans "Coçada". Foto: Jorge Gomes.

Falando um pouco da categoria Master Masculino, o nível da competição foi tão alto que um detalhe fez toda a diferença. E esse detalhe foi a escolha em mudar a minha leitura do primeiro boulder. Resolvi pular uma agarra e mandei o boulder - que nenhum dos 4 atletas da categoria conseguiu encadenar. Esse boulder desestabilizou os outros atletas.  A minha calma em mudar a leitura resultou na cadena do problema e fez com que ali, eu ganhasse a etapa. Os boulders restantes estavam mais fáceis. Daí para frente foi só administrar.

O resultado da etapa ficou: 1º Caio Gomes/2º Eric Teles/ 3º Daniel Hans/ 4º Pedro Gomes/ 5º Antônio Sérgio/6º Lyno Ferraz. Mesmo com a vitória fiquei com o 3º lugar do Circuito Estadual, atrás do Daniel Hans "Coçada"(Caixa Econômica/Volta Redonda) em segundo e do grande campeão, Eric Teles (Nova Friburgo). Parabéns a todos que participaram de todas as etapas do circuito. Um parabéns à Patrícia Mattos e ao Luiz Alvez "Tchumbão" (Escalada Indoor Icaraí) pela dedicação e entrega para a realização desse circuito. A escalada esportiva do Estado do Rio de Janeiro agradece à vocês.

Sem comentários: