terça-feira, 27 de outubro de 2009

Climb Trip III: Itajubá (MG).


Um dos blocos do Sítio Paraíso, conhecido pelos escaladores como "Paraíso dos Bordis". Foto: Camilla Porto.

Mais uma Climb Trip realizada no Brasil com o casal Daniel Lustoza - que estava com pé torcido - e Camillinha Porto. Como vocês puderam ver no post anterior, o local escolhido dessa vez foi a cidade de Itajubá, no sul do estado das Minas Gerais. Chegamos na cidade na sexta-feira (23) a noite e já nos dirigimos à academia Triboo em busca de mais informações sobre os boulders da região. Depois de pegarmos todos os betas sobre os boulders, partimos para o Novo Hotel - onde nos hospedamos durante toda trip. Na manhã do sábado (24), acordamos cedo e depois de um café-da-manhã reforçado fomos para o Sítio Paraíso, conhecido pelos escaladores como "Paraíso dos Bordis".

Paraíso dos Bordis

O que impressiona à primeira vista é a infra-estrutura e a receptividade do caseiro Zé Célio. De acordo com outros escaladores, a cordialidade se estende também ao proprietário do sítio, o Sr. Wander Machado, que infelizmente, não estava no local no dia. As pombas que dão cambalhotas, o pavão e a pavoa, os cães e as galinhas dão um toque exótico ao local. Os boulders do local são bem legais. Confesso que esperava mais dos boulders de lá. Mas acho que vale uma visita ao local. Não houve muitas cadenas, mas a Camilla mandou o boulder "45" v3, e o Dani com o pé ruim ficou com receio de realizar os domínios e alguns movimentos que forçavam o pé direito. Destaque para os mais legais que eu encadenei no local:

- Psyco, v10
- Matrix, v6
- Febre Reumática, v5
- Cavernoso (extension), v5


Caio Gomes no move inical do boulder "Febre Reumática" v5. Foto: Camilla Porto.

Na volta do Sítio Paraíso passeamos pela cidade em busca de um lanche pós-climb. Para nossa sorte, paramos no Cesar Burger. O estabelecimento se destaca pela educação dos funcionários. O baixo preço é um susto para quem sai das metrópoles. Por menos de R$5,00 você consome dois salgados assados com um suco de frutas de 500mL. No final da tarde, mais uma vez, nos dirigimos à Triboo para mais informações, desta vez, sobre os boulders da Piedade - local que conhecemos na manhã de domingo (25).

Pedra da Piedade

Após uma caminhadinha de 20 minutinhos chegamos no boulder "Bacalhau" V5, localizado no primeiro e único bloco que escalamos no local. Eu fui o primeiro a encadenar o boulder, logo em seguida, Camillinha também mandou. Por último, foi a vez do Dani encadenar o "Bacalhau". O local não é indicado para conhecer sem um escalador local. É muito difícil encontrar os boulders. Quando finalmente encontrávamos, estavam em péssimo estado. Foi o caso do "Sapatilhas da Humildade" v8, que tinha casas de marimbondos em suas agarras. O meu objetivo nesta viagem era trabalhar o boulder "Tubarão" V12. Mas se quer, eu encontrei os boulder. Foi visível a preferência dos escaladores locais por vias e não por boulders. Mas achei que falta um pouco de compromisso com a manutenção dos blocos por parte da galera de lá. Com a má conservação dos problemas, o local não valeu a visita. E até o problema dos marimbondos e da má conservação/sinalização da trilha não recomendo o local para os que querem fazer boulders.

Num apanhado geral, a viagem foi legal para trocar uma ideia com os escaladores do locais. A galera de Itajubá é muito receptiva e educada. Os escaladores locais são fortes. Pude conhecer na Triboo, o Reinis Osis e o Jairo Maxisuel - que atualmente se dedicam à vias. Agradeço a receptividade da galera. 

Dicas: 
Estadia: Novo Hotel (atrás da Rodoviária da cidade) - diária: R$30 + café-da-manhã
Alimentação:
- Lanches: César Burger (Rua Cel. Renno, 117)
- Almoço/Jantar: Costela no Bafo (próximo à Rodoviária)

Post ao som de Bob Marley - So Jah Seh.

1 comentário:

Orlando Mohallem disse...

Olá Caio !

Seu artigo foi muito importante para melhoria da nossa escalada. Realmente os bordi da Piedade precisam de sinalizações para identificação e limpeza nos problemas ... nosso clube (www.cmi.org.br)acaba assumir uma nova equipe justamente solucionar estes problemas ... peço desculpa em nome de todos escaladores e espero contar com uma nova visita da família Busca Pedra.

Agradecemos o elogio feito por vc !

Grande Abraço,

Orlando - Itajbá