terça-feira, 28 de julho de 2009

Férias (Parte I): Boulders em Salinas.

Os Três Picos de Salinas e o Morro do Capacete vistos da estrada. Foto: Caio Gomes.

"Opa, mas calma ai doido! Trip de boulder em Salinas? Tá certo isso?" Tá, tá sim! Poucas pessoas sabem, mas na região dos Três Picos - localizada na região serrana do Rio de Janeiro e famosa por suas paredes de 800 metros - existem alguns boulders de alta qualidade. E para quem tiver disposição para andar e caçar blocos, Salinas tem muito potencial. Apesar de termos ido com a intensão de escalar a via C.E.R.J no Morro do Capacete (caberia aqui uma piadinha sobre interesses em cumes, mas isso é um blog de respeito), o tempo não ficou muito bom na região, por isso resolvemos fazer um "bate-e-volta" e arriscar pelo menos umas tentativas em uns boulders.

Na terça-feira, a Familia Buscapedra (com seu time titular: Caio, Pedro, Jorge e Jussara), saiu de seu QG e partiu rumo ao Refúgio das Águas, conhecido como Abrigo do Sérgio Tartari. Ao chegar lá, meu pai, meu irmão e eu decidimos caçar o tal "Narguire". Não sei ao certo quem abriu esse boulder, mas ele foi recentemente encadenado pelo escalador friburguense Eric Teles. O boulder ainda espera repetições para confirmação do grau, mas ele está cotado em v9/v10. O problema era que não sabíamos onde era o boulder! Mas resolvemos tentar mesmo assim. Péssima ideia! Andamos 1h30 e não achamos o maldito. Bom, o melhor a se fazer naquele momento era voltar para o abrigo e tentar alguns boulders por lá mesmo. E de longe foi a melhor coisa que aconteceu naquele dia!

Boulder aberto pelo Arnauld e François Petit cotado em v9. Primeiras tentativas em 2004. Foto: Jorge Gomes.

Nos fundos da casa do Sérgio Tartari tem um bloco com um lance aberto pelos irmão Arnaud e François Petit cotado em v9 por eles. Eu já havia tentado esse boulder há um tempo atrás, mas não obtive sucesso. O boulder, com 12 movimentos em sua maioria batentes, precisa estar seco com o tempo perfeito para sua cadena. E eu nunca havia conseguido um dia desses. Após gastar um pouco de magnésio secando as agarras a cadena saiu relativamente fácil. Sem perder o ritmo, resolvi entrar numa travessia dificil aberta pelo próprio Sérgio (acredito que seja algo em torno de v7 ou v8) e que consegui encadenar rápido também. Depois o Sérgio me mostrou um problema bem legal que consistia em um dinâmico saindo de um batente horrivel e finalizando em um abaulado bom. Quanto ao grau, deixo em v6. Ainda tentei mais um lá bem legal, forte! Mas infelizmente não consegui encadenar. O granito de lá maltrata o sujeito! 

As férias ainda renderam muitas histórias. Mas isso é papo para um outro post.

Post ao som de Gregory Isaacs - Slave Driver.

Sem comentários: