segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mais do mesmo.


A Família Buscapedra sempre teve uma relação bem estreita com o bairro do Grajaú, na Zona Norte da Cidade Maravilhosa. Afinal, foi lá onde nasceu o primogênito da família que aqui vos fala. A relação se estreita ainda mais quando o assunto é a Reserva Florestal do Grajaú. Foi lá onde eu e o caçula, Pedro Gomes, tivemos nosso primeiro contato com a escalada de uma forma geral. E depois de muitos meses os irmãos Gomes voltaram no último domingo (15) ao local, que serviu de base para a iniciação no esporte, com objetivos parecidos. A meta para caçula era trabalhar os movimentos do boulder mais clássico da Reserva: o "Olhos de Fogo" - o primeiro v9 do Brasil, aberto antes mesmo do Pedro nascer, em 1987. O meu foco era quase o mesmo, na verdade pretendia lembrar os movimentos e testar o "sit down start" - SDS - encadenado recentemente pelo escalador carioca Miguel "Esteban" Osório, que propôs o grau v12. Mas as coisas nem sempre saem como planejamos.

Os boulders do local são famosos pela abrasividade no grau máximo, o que prejudicou muito nossas peles. Pedro não se encaixou muito bem e decidiu partir para outro boulder. Eu cai três vezes no domínio - parte mais fácil dessa escalada - por não recordar os movimentos. Ainda frio, depois de algumas tentativas consegui repetir o clássico Olhos de Fogo. Cabe aqui comentar que antes de descer lembrei bastante do meu amigo Paulo "Macaco" que nos deixou esse ano. Senti a emoção dele encadenando aquele boulder à 25 anos atrás. Infelizmente não pude ir no festival feito em sua homenagem no local, mas para mim ficou essa homenagem pessoal à um amigo que colaborou muito para o esporte e vai fazer muita falta. Em relação ao SDS, acho que terei de fazer de outra maneira, o jeito que o Esteban fez é muito encolhido, precisarei encontrar "o meu jeito, fi"!

Ainda eram 11h da manhã de um nublado domingo, cabia mais um boulder. Nessa pegada Pedro rumou ao bloco do boulder "Barata Cascuda", um v8 bem legal. O caçula sempre reclamou que não se encaixava nos movimentos, mas em poucas tentativas, encadenou. Desceu dizendo em off que era no máximo um v7, mas o local e autor do Guia de Escalada do Grajaú, André "Maluquinho" Assaife
disse que não tinha nem papo, é v8 e pronto. Ok então, né? Fica como v8. Melhor do que palavras, são imagens. Confiram abaixo o video do que rolou no domingão.


Post ao som de Oriente - Ideologia.

Sem comentários: