domingo, 1 de maio de 2011

Resultado do Desafio de Escalada da Abertura de Temporada do RJ 2011.


A abertura oficial de escalada do Rio de Janeiro não poderia ter começado melhor. Durante um dos eventos mais tradicionais da escalada brasileira, a Abertura de Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro 2011, foi realizado o Desafio de Escalada da Abertura de Temporada 2011. O evento, que teve um recorde de público, contou com um número bom de atletas. A primeira parte do campeonato foi realizado no estilo festival - quando não há isolamento e todos podem ver todos escalando. Para essa competição, foram construidos dois muros que abrigaram 5 problemas cada um, somando um total de 10 boulders. Os muros receberam os nomes "Tio Zé" e "Kaki" - uma homenagem ao nosso saudoso presidente (da FEMERJ) Bernardo Collares e sua parceira e nossa heroína Kika Bradford.

Os dois muros construidos para o evento: "Tio Zé" e "Kaki". Foto: Pedro Gomes.

Ao final do festival, eram somadas as pontuações de todos os atletas, e os três melhores de cada categoria (Masculino e Feminino) se classificavam para uma final onde seriam realizados dois boulders - um em cada muro - porém, desta vez, com isolamento. As classificadas foram Raquel Guilhon, Camilla Porto e Flávia dos Anjos. No Masculino, os classificados foram Eric Teles, Pedro Henrique Soares e eu (Caio Gomes). Na final, Raquelzinha atropelou os dois boulders, passando a vista e se consagrando a grande campeã do evento. Flávia dos Anjos ficou em segundo e o bronze ficou com a Camillinha - que ficou em primeiro na primeira fase.

Pódio Feminino: Camilla Porto, Flávia dos Anjos e Raquel Guilhon. Parabéns, meninas! Foto: Pedro Gomes.

No Masculino, depois de muitos segundos lugares, foi a vez de me consagrar campeão. Nós três fizemos "top" nos dois boulders. Como no regularmento dizia que o desempate seria feito pelo resultado do festival, eu levei a melhor pois fechei a primeira fase em primeiro. Mas ainda sim, a organização do evento, colocou um desempate mais para fazer a galera voar e animar o público. Ainda sim, fui o escalador que toquei a penultima agarra. Eric ficou com a prata e Pedrinho Soares fechou o pódio em terceiro lugar. Após as finais, rolou um showzinho e logo em seguida, ocorreu as premiações (muito boas, por sinal!). Amanhã farei um post com minhas impressões e disponibilizarei mais fotos - se possível, colocarei ainda a colocação completa. O evento foi patrocinado pela Verticale, Camp, Cassin, Edelweiss, La Sportiva e Centro de Escalada Limite Vertical. Parabéns aos organizadores.

Flávio Carneiro anunciando o Pódio Masculino: Eric Teles, Caio Gomes e Pedro Henrique Soares. Foto: Pedro Gomes.

O atleta Caio Gomes tem patrocínio da F21 Assessoria Esportiva, LECHEN, VDoze Agarras, Kioshi & Makoto Terapias Orientais, 4CLIMB e do Centro de Escalada Limite Vertical.

Sem comentários: