sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

À Kika, um muito obrigado.

Muito tem sido falado na mídia nos últimos dia em função do acontecido com nosso querido Presidente - da FEMERJ -, Bernardo Collares. Mídias impressas, TV, internet, todas estão noticiando o acidente ocorrido no Fitz Roy, na Patagônia argentina. O problema é que apesar de estarem procurando profissionais da escalada para explicar o caso, ainda sim estão sendo veiculadas notícias errôneas e, algumas, infelizes. Uma dessas, noticiada em um "lugar" - que não vale ser mencionado para não dar IBOPE - alegava que a parceira do Bernardo naquela escalada, Kika Bradford, teria "abandonado o escalador carioca". Quem tem um pouco de noção de montanhismo, sabe o que fazer nesse tipo de situação. Leandro Collares, irmão do Bernardo, disse exatamente o que eu penso, que a decisão da Kika voltar para o acampamento partiu do próprio Bernardo. Quem conheceu o Berna sabe que ele é muito experiente e sabia de toda situação.

Esse post quero dedicar à Kika Bradford e toda sua coragem. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de conversar com ela, mas quero deixar aqui toda a minha admiração. A Kika andou por quase dois dias sozinha, bivacando no tempo, atravessando os piores terrenos possíveis, e tudo isso sozinha. E graças à ela tivemos notícias e a ajuda pôde ser providenciada, porém infelizmente o mau tempo não dá trégua. O Rio perde seu presidente e o Brasil, um grande escalador e uma pessoa maravilhosa. Porém, foi no Fitz que ganhamos uma heroína, uma guerreira. Obrigado Kika, por tudo o que você fez.

Inspiração no texto de Fernando Penna Botto:

"Quase nos meus 73 anos, e tendo sido um escalador de rocha no, infelizmente, curto período de 1956 a 1960/62, no entanto, posso muito bem ainda hoje aceitar como plena a proposta do Bernardo Collares realizada na vida e na ida que consta na sua frase que acabei de ler. "As montanhas são como uma espécie de reino mágico onde, por meio de algum encantamento, eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo." Lamento a ausência desta pessoa tão querida entre os montanhistas, um bonito ser humano, excepcional escalador e homem de muitas habilidades no trato com pessoas, e que foi muito importante na divulgação e consolidação deste esporte maior.
E, pelo relato primeiro que sei e pelo que imagino que possa ter acontecido, não tenho dúvidas que lá se foi um herói e voltou para todos nós uma heroína.
De montanha."

Fernando Penna Botto

Luto.

Sem comentários: