terça-feira, 30 de junho de 2009

Noites Boêmias e II Etapa do Estadual de Boulder.


Flyer do evento Fundição Reggae Music realizado na Fundição Progresso na Lapa, RJ.

Depois de um final de semana dedicado a conhecer a cena alternativa carioca, finalmente bateu uma crise de abstinência de postar no tão querido blog. Aproveitando o espaço para recomendar à todos o show da banda carioca de reggae Ponto de Equilibrio (agora sem trema). Há tempos ouço o som da Ponto, mas infelizmente nunca pude ir em nenhum dos shows. Na sexta-feira (26) me dirigi para a famosa casa de shows, a Fundição Progresso, localizada no boêmio bairro carioca, a Lapa. Na companhia do amigo Rodrigo Nunes partimos para o Fundição Reggae Music - um festival de Reggae que contou com a presença das bandas Ponto de Equilibrio (RJ), Leões de Israel (SP) e Marley Family Band (MG) e do DJ Andread. A banda Leões de Israel abriu o festival, seguida pelo tão esperado show da Ponto e finalizado com Marley Family Band. Parabéns aos organizadores do evento, que transcorreu na maior paz e tranquilidade.

Para quem não conhece as bandas, farei uma breve apresentação:
  1. Leões de Israel: Uma das mais famosas bandas de reggae nacional. A banda, que tem 8 anos de existência, tem como sua marca registrada as performances teatrais em seus shows, que para quem não conhece pode parecer um pouco diferente. O nome da banda é uma junção das Doze Tribos de Israel que se dividiram após a morte do Rei Salomão em 933 a.C. Com a divisão, as dez tribos do norte fundaram o Reino de Israel, cuja sede era Samaria. Já as duas tribos do sul fundaram o Reino de Judah, com sede em Jerusalém. "Leões" representa as duas tribos do sul, já que é o símbolo do Reino de Judah; e "Israel" é uma menção ao Reino de Israel, ou seja, as dez tribos do norte. Integrantes: Marcio Killaman (Vocal), Fox Ahmad (Apresentador e Vocal), Edu Sattajah (Baixo e Vocal), Thales Lion Farmer (Guitarra) e Mauricio "Bug Monkey" (Bateria).
  2. Marley Family Band: Não obtive muita informação sobre a banda. Apenas que ela foi formada no Estado das Minas Gerais e tem em seu repertório sucessos que vão desde Israel Vibration até Steel Pulse e Ziggy Marley.
  3. Ponto de Equilibrio: Banda formada em 1999 no bairro da zona norte carioca, Vila Isabel. Uma das características que fizeram com que a Ponto se tornasse uma das maiores bandas de reggae brasileiro foi a utilização da música como resistência socio-cultural. Em suas letras, compostas pelos integrantes, há sempre pregações de paz, igualdade e justiça de acordo com a filosofia Rastafari. O nome da banda faz menção ao equilibrio entre o céu e a terra, o positivo e o negativo, o bem e o mal. O som da Ponto tem influência de dub e samba, além de sons regionais como a capoeira de Angola, o macululê e o maracatu. A banda já lançou dois discos: "Reggae a Vida com Amor" (2004 - Disco de Ouro: 70 mil cópias vendidas) e "Abre a Janela" (2007). Integrantes: Hélio Bentes (Vocal), Pedro Pedrada (Baixo), Márcio Sampaio (Guitarra Base), Tiago Caetano (Teclado), Marcelo Campos (Percussão), Lucas Kastrup (Bateria), Ras André (Guitarra Solo).

Banda de reggae nacional Ponto de Equilibrio. Foto: Divulgação.

Para finalizar o final de semana, no sábado fui convidado por umas loucas, as Srtas. Renata e Ana Paula, para uma noitada um tanto quanto "diferente", eu dira. O local escolhido foi o Teatro Odisseia. Mas apesar de tudo lá ser novidade para mim, confesso que as pessoas são muito animadas. O som tocado lá é bem diferente dos que estou acostumado a ouvir em boates! Eu disse: em boates! Raul Seixas, Chico & Nação Zumbi, Bezerra da Silva, Planet Hemp, nada disso é novidade para mim, aliás, todos estão no meu "case" de cds do carro. Rolou ainda um show com a banda Fino Coletivo com participação especial do cantor Baia. Nunca tinha ouvido o som do Fino, que é uma mistura de mpb, samba, rock, mas tudo com muita descontração. Letras animadas e pegadas soltas com uma levada que mescla ritmos nordestinos com o jeitão carioca. O som do Baia não pude avaliar ao certo pois ele tocou apenas três músicas, se não me engano. Mas é mais ou menos a mesma coisa que o Fino. O som é bom e vale a pena conferir a performance do grupo.

O final de semana serviu para finalmente ir no show da melhor banda de reggae nacional, na minha opinião, a Ponto. Conhecer novos lugares, novos estilos musicais e novas formas de noitadas, que agora não se restringem apenas a zona sul carioca e a Niterói. Serviu para ver que Maicon não pode vestir a camisa 2 da seleção e que o Dunga, independente de qualquer coisa, está fazendo um ótimo trabalho. Ah, e é claro, serviu para conhecer novos amigos: Renata, Bruna, Thainara, André, Ian e Pedro. Obrigado galera! O final de semana só não serviu para escalar. Sexta choveu o dia inteiro, mas foi aquela chuva que só serve pra molhar a pedra, mais nada! E no sábado à noite, a cidade foi atingida por um dilúvio.

Fino Coletivo: uma união inusitada entre Alagoas e Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Agora chega de noitadas! Quero lembrar aos boêmios-escaladores-cariocas que no próximo domingo (5) acontecerá no Escalada Indoor Icaraí a II Etapa do Campeonato Estadual de Boulder 2009. As inscrições podem ser feita até o dia 04/07. Somente para atletas federados. Atletas de outros estados pagarão uma taxa de R$30. Estão todos convidados para prestigiar o evento. A categoria Aspirante (Feminino e Masculino) começará às 9h30 e o isolamento abrirá às 8h45 e fechará às 9h15. Já a categoria Master (Feminino e Masculino) está prevista para começar às 14h e seu isolamento abrirá e fechará às 13h00 e 13h45, respectivamente. O Escalada Indoor Icaraí está localizado na Rua Fagundes Varela, 637 - Icaraí, Niterói/RJ. Estão todos convidados. Espero vocês lá para prestigiar o evento.

Sem comentários: