segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Como tudo começou.


Tudo começou em meados de 1979, quando meu pai, Jorge Gomes, ingressou no Montanhismo, realizando suas primeiras escaladas no Alto Mourão em Niterói e a Leste no Dedo de Deus em Petrópolis, todas no Estado do Rio. Ao passar dos anos, Jorge realizou algumas conquistas, mas nenhuma se compara, em importância, com a que ele fizera com os irmãos Tartari: a Argus 5º VIsup E3 D3, na Face Norte do Pão de Açucar. Depois de alguns anos, mais precisamente em 1983, Jorjão deu uma parada, bem no momento de transição para a Escalada Esportiva.

Em 1987 veio a gravidez da minha mãe, Jussara. Para ficar longe da tentação de escalar, meu pai doou seus "equipos" e apagou os telefones de seus parceiros de escalada: Sérgio e Geovanni Tartari, Eduardo Cabral, Alexandrinho Portela, Marcelo Braga, André Papel e Mozart Catão. Porém numa sexta-feira, após ver na TV uma reportagem sobre uma conquista no Corcovado, ele resolveu ligar para Geovanni para conversar, no dia seguinte, Jorjão já estava pendurado na pedra, só que ao invés do kichute, usava uma sapatilha EB furada, que mesmo assim era melhor que o velho calçado. Bob voltara ao cenário da escalada em grande estilo: encadenando a via Lagartão e o Cavalo Louco, ambas no Pão de Açucar e com um grau de dificuldade elevado para a época.

Pulando alguns anos, em 1989 veio o meu primeiro contato com a escalada, durante uma "rebocada" pela corda no Bloco das Paineiras. Daí pra frente foi uma bola de neve! Em 1992, com 4 anos, comecei acompanhar meu pai em caminhadas e "trepa-pedras". Em Outubro de 1992 nasce o caçula da familia: Pedro Gomes. Mas esse eu vou falar depois. Daí por volta de 1996 comecei a me identificar com a Escalada Esportiva, após realizar algumas Escaladas Tradicionais. Porém só em 1998, após uma conversa com o escalador Alexandre "Black" Kataoka, fui conhecer o tão famoso Muro da Patrícia, em Niterói, que na época funcionava no Colégio Salesianos Santa Rosa. O muro era comandado pela Patrícia Mattos, sem dúvida uma das pessoas que mais me apoiou e apoia até hoje dentro da escalada. Começava aí meu empenho em treinos para evolução dentro da Escalada Esportiva.

No ano de 1999, o caçula iniciava na Escalada Esportiva, ainda como brincadeira, mas mais para frente, isso viraria uma doença. Essa doença teve seu ápice quando o pequeno, com apenas 11 anos, Mamute, como era chamado pela familia, guiou a via Ás de Espadas na Face Sul no Setor do Coringa no Pão de Açucar. Uma via técnica com lances de 6ºsup. Pedro, sempre muito corajoso, deu preferencia às paredes do que à esportiva. Hoje, com 15 anos, Pedro está mais ligado a escalada esportiva, para ser mais preciso, ao boulder, através de sua dedicação e treinamento já mandou um V8 e atualmente trabalha o boulder Anarquista na Pracinha de Itacoatiara, em Niterói, considerado v9 por alguns escaladores. Posso falar que antes de eu e Pedro nascermos, eu já respirávamos o ar da escalada.

Ser criado na filosofia desse esporte é algo que vai passar ainda para várias gerações. Esse blogger tem a proposta de reportar novidades acerca de escalada esportiva e suas vertentes. Então galera, ajeitem seus crashs ou chequem seus nós, apertem a sapatilha, passe o "maguina", respire fundo e sejam bem-vindos ao Blogger da FAMILIA BUSCAPEDRA!

1 comentário:

Alessandra disse...

Parabéns pelo blog!!!E boas escaladas para nós, abração