sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
4Climb e Família Buscapedra.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Retrospectiva 2011: Caio Gomes.
UPDATE1 22h12:
Mais um fato não poderia ser esquecido. Durante uma festa de publicidade realizada na zona sul do Rio de Janeiro, tive o prazer de poder bater um papo com o mestre Rorion Gracie. Para quem não conhece, Rorion foi o criado do famoso UFC, além de ser o sucessor de seu pai, o já falecido, mestre Hélio Gracie. As palavras do mestre me incentivaram à conhecer a o Jiu-Jitsu. Graças à indicação do amigo Pablo Castellani, ingressei na Gracie Niterói. Lá estou há três meses aprendendo mais a cada dia com o mestre Felipinho Salles. Cabe ainda um agradecimento ao mestre Guto Vicente. Obrigado à todos vocês e saibam que é uma honra poder aprender um pouco da "arte suave". Oss!
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Trago a boa nova.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Entre trampos e ''tacs''.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Manhã Mais Saúde.
Post ao som de Metallica - Sad But True.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Mais um lançamento da 4climb: Boulder Pack.
"A 4climb está sempre trabalhando para trazer melhorias na sua escalada. Já conheceu o novo produto da 4climb? Chegou a Boulder Pack, sua companheira de novas cadenas! A Boulder Pack é bem prática e possui o tamanho perfeito. Com ela você pode levar tudo que for necessário para garantir suas cadenas!
Post ao som de System Of A Down - B.Y..O.B.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
"Nú, fi! Rokaz Bloc 2011 foi doido dimais da conta!"
O pódio ficou assim: 1º) Jean Ouriques (BH); 2º) Juan Ouriques (BH); 3º) Gustavo Veiga (BH); 4º) César Grosso (SP); 5º) Pedro Soares (RJ). Infelizmente os finalistas do Masculino não puderam ver a mulherada do Máster apertando na final. Mas o pódio ficou da seguinte maneira: 1ª) Thais Makino (SP); 2ª) Patrícia Antunes (BH); 3ª) Maíra Villas-Boas (BH); 4ª) Tatiana Caloi (SP). Fazendo uma média matemática envolvento "qualidade dos boulders", "qualidade e quantidade de atletas", "meu desempenho" e "organização", o Rokaz Bloc 2011 foi o melhor compeonato que participei até hoje. Parabéns aos vencedores, à todos que participaram e aos que, de alguma forma, tornaram esse evento possível.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Rokaz Bloc 2011.
Post ao som de Dezarie - Most High.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
4Climb + Verde
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Rotina Rock in Rio.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Conheça melhor o Chalk Ball da 4Climb.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Polêmica: Problemas.
Pegando um gancho com a cadena realizada pelo caçula da Família Buscapedra, Pedro Gomes, do problema "O Anarquista", v8, gostaria de colocar uma visão minha em relação às polêmicas envolvendo os boulders denominados de "problemas". Se você não é do Rio provavelmente não entenderá muito essa cultura de "essa agarra não vale". Não é comum ver "problemas" fora dos domínios cariocas. Particularmente não gosto de escalar lances assim, mas penso que os problemas são úteis se forem visto como treinamentos. Mas caso você não tenha preconceitos em escalar e o seu objetivo é único e exclusivamente subir as pedras, então é bom que esteja ciente do que vale ou não naquele determinado "problema" para não dar mais problemas! Esse tipo de boulders são mais facilmente encontrados na Urca (RJ) e, em alguns pouquíssimos casos, na Pracinha de Itacoatiara, em Niterói (RJ).
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Pedro Gomes e mais um v8.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Oficialmente de volta.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Preparem-se para o Sumba Boulder!
"O Sumba Boulder é um evento que vem para marcar mais uma etapa dentro da história da escalada em São Bento do Sapucaí/SP, cidade referência nacional para as diversas vertentes do montanhismo. Point marcante em eventos e festivais de escalada, SBS sempre teve o Boulder em destaque e sempre foi apresentado um novo point a cada edição do extinto Blox. Nos últimos três anos a modalidade de Boulder se consolidou na região, onde foram abertas novas linhas e marcantes conquistas para a evolução do esporte. Com o Sumba Boulder 2011, a apresentação de um novo e revolucionário point para SBS é de extrema importância para a cidade, comunidades locais e escaladores.
Este evento conta com a realização de uma edição inédita de desafio em forma de competição, com a diferença de que os boulders serão na rocha. Para a realização deste evento, contamos com o trabalho voluntário da comunidade de escaladores, que está a três meses trabalhando na limpeza dos blocos, bem como na manutenção de trilhas de acesso, croquis e vias. Também agradecemos aos nossos apoios que acreditam neste projeto e na escalada no Brasil. Sem eles este evento não seria realizado.
Como o segundo semestre é marcado por vários eventos e festivais de escalada, escolhemos os dias 1 e 2 de outubro. Esperamos todos vocês para prestigiar mais um evento em SBS e contribuir para a evolução do nosso esporte. Faça sua inscrição clicando aqui."
Post ao som de Sublime - Badfish.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Boas notícias e Boulder Pack 4Climb.
Diferente do último post, dessa vez tenho duas notícias boas. Após 15 dias com pé imobilizado com uma bota e com o fim do tratamento com gelo, estou quase recuperado de uma lesão causada por uma queda que resultou no estiramento dos ligamentos do tornozelo esquerdo. O anti-inflamatório também já foi suspenso. As dores não encomoda tanto, mas ainda sinto uma fisgadinha quando toco ou pressiono o local do estiramento. Essa semana volto ao muro para escalar de leve e movimentar um pouco o pé. No último sábado (10), fiz uma visita na Praça mais querida do Brasil com o caçula da Família Buscapedra, Pedro Gomes, para matar a saudade. Faziam mais de 20 dias que não calçava uma sapatilha. Resolvi escalar alguns boulders fáceis para não correr risco de cair e machucar de novo. Sinto que em breve estarei 100% e trazendo boas notícias.
Outra notícia boa é o lançamento da Boulder Pack da 4Climb. Com um tamanho e distribuição perfeita, a Boulder Pack permite que o escalador carregue seu material, suas roupas e alimentos em compatimentos separados. Para isso foram criados 2 bolsos: um para pequenos objetos e o outro para sapatilhas com local para guardar as escovinhas. A mochila possui um espaço de 25 + 15 litros, pesa apenas 0,7 kg e pode ser encontrada nas cores vermelho com preto, e cinza com preto. Outras qualidades da Boulder Pack são costas com espuma anatômica (Sistema Dry Confort), ampla abertura em zíper, alças de mão e bolso interno para pequenos objetos. A Boulder Pack é feita em 100% de Poliéster Acronal e tecidos transpiráveis (Mesh). Para adiquirir é mais fácil que v0. Basta entrar no site da 4Climb e comprar. Lembrando que o frete é grátis para todo o Brasil.


Post ao som de Chris Brown feat. Busta Rhymes & Lil Wayne - Look At Me Now.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Tenho uma notícia boa e uma ruim. Qual vocês querem primeiro?
O Dr. Márcio, da clínica Artro, em Icaraí - bairro da zona sul de Niterói (RJ) -, diagnosticou a dor na lombar como muscular. O problema realmente era com o tornozelo. Segundo o doutor, a lesão trata-se de um estiramento nos ligamentos do tornozelo do pé esquerdo, mas que de acordo com ele não é nada tão grave e recomendou que eu imobilizasse por duas semanas e fizesse uso de anti-inflamatório e gelo (3x ou mais por dia) por um período de 7 dias. Mas já já estou de volta.
Mas vamos falar de coisas boas. Saiu o vídeo do I Festival de Blocos em Salinas realizado nos dias 6 e 7 de agosto. O filme foi dirigido pelo Ricardo Cosme e contou com a assistência de direção do Angelo Gomes, assistência de edição da Raquel Guilhon, legendas do Cláudio Brisighello e a identidade visual do Daniel Portugal. Um filme feito por escaladores para escaladores. Eu particularmente adorei o filme, uma linguagem bem legal, na minha opinião, um dos melhores filmes feito pela Granito Filmes de Pedra. Confiram abaixo o filme e tirem suas próprias conclusões. Os comentários sobre o filme podem ser feito aqui mesmo no blog. Obrigado.
I Festival de Blocos de Salinas [HD] [en] from Granito [filmes de pedra] on Vimeo.
Post ao som de Black Alien & Speedfreaks - Krishna, Budá, Jesus ou Alá?quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Como foi I Festival de Blocos em Salinas 2011 e Video.

Ao final do primeiro dia de escalada, no sábado (6), conheci um projeto localizado no setor do André, porém só pude dar duas entradas porque já estava escurecendo e eu estava morrendo de fome. Precisava de um banho quente e um bom rango. No domingo (7), após uma noite inteira de tosse, garganta doendo, levantei para encontrar a equipe da Verticale para o segundo dia competição. Mas no fundo não era isso que eu almejava para aquele final de semana. Após mandar um projeto localizado também no terreno do André no sábado (6), cotado em v8 - mais com a possibilidade de sair mais de baixo ainda -, senti falta de entrar em um projeto bem difícil, pelo simples sabor da conquista.
E foi exatamente isso que fiz ao levantar. Decidi que era hora de voltar ao projeto que havia tentado no dia anterior sem êxito. Retornei com meu pai e mais dois crashs e dei inicio ao trabalho de movimentação. Após insitir errôneamente em um movimento, recebi um beta proveniente do Patriarca da Família Buscapedra que simplificou a movimentação e que culminou na minha cadena. Xarope, V10! Mesmo com uma tosse forte e carregada, consegui voltar de Salinas com mais uma cadena. Parabéns à Verticale, Sérgio Tartari e André Khüner e aos demais apoiadores do evento por mais esse sucesso. Abaixo o vídeo da cadena (assistam com som e em HD).
Post ao som de Tyler The Creator - Yonkers.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
I Festival de Blocos em Salinas.

Você não está ficando louco. É exatamente isso que você leu. Será realizado no próximo sábado (6) e domingo (7) o I Festival de Blocos em Salinas. É, cara, Salinas. Onde tem os 3 Picos. Mas é que em função das fortes chuvas que atingiram a região serrana no início do ano, alguns blocos rolaram e as margens do rio se ampliaram, com isso, um novo setor de blocos surgiu. Além da apresentação do consagrado escalador Sérgio Tartari de suas escaladas no Salto Angel e no Pillar Casarotto, o evento contará com uma pequena competição na rocha. Cerca de 50 lances já foram abertos. Haverá ainda sorteio de crash-pads, corda, baudrier, capacetes e sapatilhas. Sem dúvidas, esse será um dos melhores eventos já realizados no Estado. Não percam. Para maiores informações, acesse o site da VERTICALE.
Post ao som de Sublime - Right Back.
terça-feira, 19 de julho de 2011
Climb Trip: Sabará (MG).
Dessa vez meu ficarei minhas forças em um único boulder: o "Projeto Sabará" v12. Pretendo é claro conhecer outras linhas, mas quero me dedicar única e exclusivamente à ele. O trio embarcará na sexta-feira (22) bem cedo e a chegada na capital mineira está prevista para as 8h00. E é claro que a escalada começa na sexta mesmo. Ficaremos acampados em um sítio próximo dos boulder e concentrados para as cadenas. Boa sorte à todos que vão tentar seus projetos.
Para maiores informações sobre lugar para ficar, como chegar e croqui dos boulders, visite o blog da 4CLIMB.
Post ao som de Sublime - Right Back.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Test Climb: 4Pad (Crash Pad 4Climb).
A minha primeira impressão foi incrível. Logo no primeiro dia de uso, saiu a cadena do "Cracolândia" v12. Tenho certeza que esse crash, assim como os outros produtos da 4Climb, já vêm com a vibe da galera. Além de um material de segurança, o crash virou agora meu pé-de-coelho. E é claro que ele embarcará comigo rumo à Sabará (MG). Mas essa é uma história para um outro post. Obrigado 4Climb por estar presente nos momentos mais importantes do climb nacional.
Post ao som de Sublime - Don't Push.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Vídeo: Cracolândia v12 (HD).
Cabe ainda, é claro, agradecimentos também especiais à pessoas que ouviram meus "choros" pelo Facebook, como é o caso do João Ricardo, Raphael Gibara, Rodrigo Albano "Purga", Kaio Lupone "Tikai", Luiz "Mineiro". À pessoas que me acompanharam em algumas idas ao Pontão como Lyno Ferraz, Blanco e Tati, Robertinho, Manga, Rodrigo e aos amigões Jorge, Fininho e Kira! Obrigado de coração galera. Amo vocês.
Post ao som de Sublime - Right Back.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
O melhor Ubatuboulder da história.
“Motivacional”. “Incrível”. “Histórico”. Todos os adjetivos anteriores resumem de forma fiel como foi o Ubatuboulder 2011. Justiça seja feita: muitas outras qualidades poderiam ser atribuídas ao evento mais tradicional da escalada esportiva e um dos mais importantes dentro da escalada nacional.
Adoto a frase que ouvi na noite do último sábado (9), da boca do amigo Beto Ferragut: “Estou muito orgulhoso de toda a galera”. Realmente. Quando digo que o evento foi “motivacional”, quero dizer que todos que estiveram presentes no Pontão da Praia da Fortaleza deram o seu máximo. Justifico dessa maneira o adjetivo “incrível” empregado anteriormente. Foi realmente incrível ver toda a galera apertando com força todas as agarras dos boulders.
No primeiro dia do evento, cadenas de expressão foram realizadas. A manhã do sábado estava mesmo inspiradora. Logo no começo, o caçula da Família Buscapedra, Pedro Gomes, encadenou dois v7 sem fazer muita força: o “Olho de Peixe” e o “Dois em Um”. Ainda deu tempo do “Gominho” mandar clássicos como “Pezinho” e “Trailer”, ambos v4. Mais tarde o forte escalador de Campinas, Beto, encadenou um dos boulders mais difíceis do Pontão: o “Bakanas” v13. Não satisfeito e não demonstrando nenhum sinal de cansaço - o que configurou uma cadena sólida e confortável -, Beto desceu e resolveu entrar no “Cracolândia” v12. Simples assim. Mais um v12 no bolso.
Na escalada utilizamos o termo “abrir a porteira” para se referir ao ato de um escalador encadenar um boulder e os demais encadenarem na sequência. Então, o Beto “abriu a porteira”. Logo depois foi a vez do Miguel “Esteban” Osório, um dos mais fortes escaladores carioca, mandar o “Cracolândia”. Com a vibe incrível da galera, foi impossível não fazer o mesmo. No terceiro pega do dia, finalmente consegui realizar uma escalada perfeita e mandar o mesmo v12. Sim, senhoras e senhores: eu mandei o “Cracolândia”!
E as cadenas não pararam por ai. O campineiro, João Ricardo, encadenou, depois de uma escalada precisa, o clássico “Carlinhos in the House” v12. É o segundo v12 para o “Jão” no Pontão. A noite caiu mas a pressão da galera parece que só aumentava. Graças a 4CLIMB, foram instaladas no Pontão as “vibes”, como são chamados os refletores. Por falar em 4CLIMB, o diretor administrativo da empresa, Felipe Alvares “Kbeção”, encadenou o mais do que clássico “Mau do Nome” v9. A diretoria estava animada. O também diretor da 4CLIMB, Daniel Mendes “Tio Dan”, mandou no mesmo dia o “Cracó” v9. Quando a noite começava a ceder espaço à madrugada, era chegada a hora da galera festejar. Muita música com um violão. “E muita bebida” está implícito, certo?
Quando todos achavam que o domingo seria dedicado a ressaca e a preguiça, eis que a galera mais uma vez surpreende. O escalador carioca Daniel Lustoza, conseguiu realizar seu objetivo da trip: encadenar o “Mau do Nome” v9. Bom, como tudo o que é bom dura pouco, era chegada a hora de ir embora. Tenho certeza que esse foi o melhor Ubatuboulder da história. Em breve disponibilizarei fotos e ainda mais dois posts. Aguardem. Obrigado a todos os amigos presentes que fizeram parte de um dos melhores finais de semana da minha vida.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Última chamada: Ubatuboulder 2011.
Chegou a hora galera. Nos dias 9 e 10 de julho acontecerá mais uma edição do Ubatuboulder, no Pontão da Praia da Fortaleza, em Ubatuba (SP). O blog da Família Buscapedra já tinha dado o primeiro aviso e agora, com a aproximação do evento, estamos alertando mais vez para quem não viu lugar para ficar e não sabe como vai chegar em Ubatuba, essa é hora. Vamos agitar os bondes. Lembrando que tem muita gente vindo do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Campinas e até de Fortaleza. É o Brasil se reunindo em prol do climb no litoral norte de São Paulo.

Post ao som de Baia - Quando Eu Morrer.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Sobre motivação e amizade.
Há algumas semanas venho me empenhando para encadenar o boulder "Cracolândia" v12, no Pontão da Praia da Fortaleza, em Ubatuba - litoral norte do estado de São Paulo. Mas infelizmente após duas viagens dedicadas somente à ele, a cadena não veio. Sei que devemos aprender com as dificuldades que a vida nos impõem, por isso, mesmo sem encadenar esse boulder estou aprendendo tanto com ele. Aprendi que é preciso estar sempre motivado independente do resultado. Aprendi que os amigos de verdade estão sempre do seu lado para te apoiar quando você abaixa a cabeça e diz que não dá. Esses são os principais responsáveis pelos nossos sucessos. Esse post serve para mostrar que após duas semanas seguidas no Pontão voltei de lá com algo melhor que um V12: amigos de verdade.


segunda-feira, 27 de junho de 2011
"Eu quero um ano de magnésio 4Climb grátis"
É somente isso que é preciso dizer para você concorrer à essa incrível promoção da 4Climb. A seguir, veja como é fácil participar:
1) Tire uma foto sobre escalada com um dos produtos 4Climb na foto (super chalk, chalk ball, chalk block ou 4pad)
2) Entre na página da 4Climb no Facebook e clique no link de "Curtir".
3) Poste no mural da 4Climb a foto com a seguinte frase: "Eu quero um ano de magnésio 4Climb grátis".

Simples, não é? Em caso de dúvidas, entre em contato: 4climb@4climb.com.br. O regulamento completo pode ser encontrado clicando aqui. Boa sorte a todos.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Climb Trip: Ubatuba - A revanche.
Pedro também terá que voltar para encadenar seu projeto. O caçula da Família Buscapedra está batalhando o boulder "Uréia" v8. Sem dúvidas, na próxima entrada sai. Pedro está sólido e tem realizados os movimentos com exatidão. O que complicou as nossas cadenas foi a falta de pele. Desta vez o bonde será formado, em sua maioria, pela galera do Rio. Agradeço à galera de Sampa pelo final de semana maravilhoso, a verdadeira Terapia do Riso. Valeu demais, galera. Vamos nos reunir mais vezes! E espero voltar deste feriado com boas notícias. Boa escaladas à todos neste feriado. E dirijam com cuidado nas estradas.
Post ao som de Baia - Eus.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Climb Trip: Ubatuba.
A viagem tem tudo para ser ótima. Na noite desta quinta-feira realizei um treino leve no muro do Centro de Escalada Limite Vertical e está tudo em cima: dedos e ombros sem dores. Bom, não tenho muito o que comentar desta trip, só que estou muito motivado e tenho certeza que tudo dará certo. Não preciso pedir a vibe de vocês que sei que estarão mandando. Aproveitem o tempo bom que fará em todo o país e vamos escalar muito.
Post ao som de Mc Marechal - Sangue Bom.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
As coisas são assim.
Pois é. Quando não é pra ser, não andianta. Na manhã do último sábado (11) acordei passando mal por volta das 5h30 da manhã. Neste dia havia combinado com um monte de amigos para tentar escalar a via "Bote Impossivel" no estilo highball, na Reserva Florestal do Grajaú (RJ). Agradeço muito à motivação fornecida pela galera, mas infelizmente minha saúde não estava legal, por isso decidi deixar para uma próxima vez. As coisas são assim. Ele sabe o que faz. Mas é como dizem alguns dos meus grandes amigos: "a vida é sincera". Agora a meteorologia não está ajudando. Mas assim que puder, agilizo mais um post aqui no blog convocando a galera de novo para ajudar na segurança e mandar aquela vibe incrível.
Mudando um pouco de assunto, trago a maravilhosa notícia de que finalmente me formei! Agora sou um Comunicólogo com especificação em Jornalismo. Na última segunda-feira (13) defendi minha monografia para a banca de professores na Universidade Estácio de Sá, no campus Niterói. O meu trabalho cujo tema é "Identidade, contrato de leitura e opinião pública: um trabalho sobre como é estabelecido o vínculo da revista trip e seus leitores através de uma análise das seção 'cartas'" foi aprovado com nota 9. Nada mal! Gostaria de agradecer à todos que me ajudaram neste período tenso de monografia. Em espercial, agradeço aos meus patrocinadores por entenderem minha ausência em alguns eventos devido à minha dediação aos estudos. Agora é partir para os boulders do Pontão da Praia da Fortaleza, em Ubatuba (SP). Mas isso é assunto para um outro post.
Post ao som de Sublime - Don't Push.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Próximo desafio: Bote Impossível V?
Mas como a escalada nacional é recheada de polêmica, não podia ser diferente. Isso porque a via é um 10a, mas se ela for feita em boulder que grau daria? Sei que essa é uma discussão longa, então para driblá-la prefiro graduar somente depois de encadenar. V9, V10, V11, V12? Não sei! Quem puder comparecer no local para ajudar na seg e na vibe, eu ficaria muito agradecido. É isso, pessoal. Espero dar boas notícias no final de semana. Até lá.
Post ao som de Sublime - Right Back.