quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Polêmica: Problemas.


Pegando um gancho com a cadena realizada pelo caçula da Família Buscapedra, Pedro Gomes, do problema "O Anarquista", v8, gostaria de colocar uma visão minha em relação às polêmicas envolvendo os boulders denominados de "problemas". Se você não é do Rio provavelmente não entenderá muito essa cultura de "essa agarra não vale". Não é comum ver "problemas" fora dos domínios cariocas. Particularmente não gosto de escalar lances assim, mas penso que os problemas são úteis se forem visto como treinamentos.  Mas caso você não tenha preconceitos em escalar e o seu objetivo é único e exclusivamente subir as pedras, então é bom que esteja ciente do que vale ou não naquele determinado "problema" para não dar mais problemas! Esse tipo de boulders são mais facilmente encontrados na Urca (RJ) e, em alguns pouquíssimos casos, na Pracinha de Itacoatiara, em Niterói (RJ).

"O Anarquista" é um desses raros casos. O lance segue uma linha reta, com delimitações de agarras que não estejam neste trajeto. Logo após fazer o primeiro movimento - um dinamico bem forte para um reglete bom -, você junta e troca as mãos nessa agarra para seguir adiante. Porém, ao lado desse reglete tem um agarrão que pertence ao boulder "O Ditador", v7. Um princípio básico dos "problemas": o que não vale para as mãos, não vale para os pés. Fica mais fácil de entender, quando raciocinamos como se estivessemos fazendo um boulder em um muro onde há muitas agarras. Bom, sendo assim, as cadenas do "O Anarquista" que foram realizadas com a ajuda do calcanhar nesse agarrão não foram em vão. Essa nova linha chama-se "O Hipócrita" e está graduada em v7 - já que com o uso do calcanhar direito o crux volta a ser somente o movimento inical de saída.

O texto acima externa apenas a minha opinião (Caio Gomes), não sendo ela uma verdade absoluta e estando ainda sujeita e aberta à debates visando a padronização desse tipo de escalada.

Sem comentários: