quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nem sempre as coisas saem como lemos.


Repetindo o "Homework" v11 na Pracinha de Itacoatiara. Foto: Pedro Gomes.

Uma coisa que aprendi durante esses 14 anos participando de campeonatos de escalada é que "as coisas nem sempre saem como lemos". Para quem não sabe, existe uma etapa no cronograma das competições de escalada chamada "visualização de via" - ou de boulder, dependendo da competição é claro. Nessa etapa o escalador tem direito a ficar durante um tempo pré-determinado pela organização do evento "lendo" a via. Em outras palavras, o escalador tenta decorar na mente qual será o trajeto que fará quando for sua vez de entrar para competir. O objetivo é memorizar. por exemplo, os possíveis descansos, em qual agarrar você "clipará", com qual mão você vai segurar na agarra e assim por diante. Mas como diz o título desse post, a vida não é perfeita. Quando você entra para competir, o nevorsismo deixa as agarras mais longe, os braços mais duros e a corda mais pesada.

Comecei a competir antes mesmo de ter preocupação na vida, então foi a escalada que me mostrou que as coisas não saem como o planejado. Esse ano me preparei para tentar encadenar meu primeiro v13. Porém devido à uma pequena mas grave lesão, tive que adiar o projeto para estrear nessa graduação. E para mim - que sempre fui um escalador fissurado -, não é nada fácil. Motivação nunca me faltou. Outra coisa que não ajudado muito é o clima no Rio de Janeiro: quando não está fazendo um calor do cão, está chovendo. Um saco! A temporada dos festivais está acabando e eu só pude ir no Ubatuboulder - que a propósito foi muito bom. Escalei pouco, mas dei uns pegas animadores no "Bakanas", v13, entre um mergulho e outro. Sem sentir meu dedo! Aliás, sobe essa boa notícia em meio à essas muitas ruins que quero compartilhar com vocês: tive uma grande melhora na minha lesão - uma inflamação na articulação do dedo médio da mão direita. Ainda farei uma ressonância para ver o estágio da lesão, mas já iniciei os treinos bem de leve. Jah cuida!

Com o tempo melhorando, da lesão me recuperando e a motivação que nunca me abandonou, o momento é de refazer a bagagem de v11's, v12's e voltar ao projeto do v13.

Post ao som de Dezarie - Gracious Mama Africa.

1 comentário:

Jussara disse...

Você e muito determinado meu filho, tenho certeza que seus projetos saíram, o mais rápido do que você imagina. Estou sempre torcendo por você. Te amo muito! Beijos.