segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Feliz 2010.
Esperamos que essa viagem seja repleta de cadenas e momentos felizes. Na virada do ano estaremos juntos de vários amigos na Serra do Cipó. E Bob Pai e Mamusca, podem deixar que eu e meu irmão ligaremos para vocês. Não se preocupem! Estaremos em boas cia. Que venham os calcários! E mais uma vez, Feliz 2010, galera!
Post ao som de Aori & Marechal - Lapa.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Dois novos vídeos.
O segundo vídeo é do F.A. do clássico boulder da Pracinha de Itacoatiara, "Fiapos" v10. O boulder fica dentro de um túnel incrível e é uma linha incrível. Infelizmente não me recordo da data que aconteceu a cadena, mas deve ter sido no começo de 2007. Esse vídeo não foi no dia da primeira ascensão. O "Fiapos" ainda não recebeu outra cadena, ele já foi feito por alguns escaladores mas usando um pé em uma pedra ao lado. Uma curiosidade: no mesmo bloco, tem um boulder chamado "Brocas" que foi graduado em v10 e confirmado por mim e mais alguns escaladores como Daniel Hans "Coçada" (RJ), Carlos Michel "Carlera" (PR) e André "Belê" Berezoski (SP).
Fiapos v10 from caiogomes on Vimeo.
Eu sei que a qualidade não está muito boa, mas é bom colocar na rede uns vídeos para que a galera conheça alguns boulders de alta qualidade. No próximo post coloco mais um vídeo que ficou faltando. Até o próximo post.
Post ao som de Chico Science & Nação Zumbi - Antene-se.
UPDATE:
Como prometido, estou disponibilizando aqui mais um video. A cadena do boulder "El Cabron" v5, também localizado no Pontão da Praia da Fortaleza em Ubatuba. Boulder mais do que clássico do Pontão. O v5 mais maneiro que já mandei até hoje. Confiram o vídeo.
El Cabron v5 from caiogomes on Vimeo.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Agredecimentos 2009.
Os irmãos e atletas Caio e Pedro Gomes. Foto: Jorge Gomes.
Por Caio Gomes.
Para começar queria agradecer a minha familia, Jorge Gomes, Pedro Gomes e Jussara Martins, que são simplesmente sensacionais, pela força que sempre me deram. Agradecer ao Kioshi, Makoto e toda sua equipe do INSTITUTO KIOSHI & MAKOTO TERAPIAS ORIENTAIS, que, a quase 7 anos, vem me recuperando de algumas lesões provenientes dos treinos e da rocha. Um "muito obrigado" para a Thaís e Leandro Chen da LECHEN MOUNTAIN EQUIPMENT, que sempre ajuda a Família fornecendo sempre aqueles equipos e nos livrando de alguns perrengues de última hora. Por último mas não menos importante, agradeço à Patricia Mattos e Luiz Alvez "Tchumbão" do ESCALADA INDOOR ICARAÍ por me darem total liberdade dentro do melhor muro de escalada do Estado. À eles agradeço também pelas conversas motivadoras quando mais preciso e por me auxiliar nos treinos montando dezenas de boulders. Agradeço também aos amigos do EII que fazem meu treino ser mais produtivo e animado! Não posso me esquecer das pessoas que de alguma forma ajudaram a enviar o Pedrinho para o Mundial Juvenil realizado na França em Agosto. À todos vocês, um muitíssimo OBRIGADO.
Resultados das Competições de 2009:
- 4º Lugar na I Etapa do Circuito Estadual de Boulder do Rio de Janeiro.
- 3º Lugar na II Etapa do Circuito Estadual de Boulder do Rio de Janeiro.
- 3º Lugar na III Etapa do Circuito Estadual de Boulder do Rio de Janeiro.
- 1º Lugar na IV Etapa do Circuito Estadual de Boulder do Rio de Janeiro.
- 3º Lugar no Ranking Estadual de Boulder do Rio de Janeiro.
- 1º Lugar no 1º Boulder Mix Brasil com Felipe Camargo - Escalada Indoor Icaraí.
- 1º Lugar no Boulder Fest do 2º Bazar de Natal da Limite Vertical - Centro de Escalada Limite Vertical.
Por Pedro Gomes.
Em primeiro lugar, queria agradecer aos patrocinadores ARTPLAN COMUNICAÇÃO e ÁGUAS DO PORTO que com uma ajuda financeira me levaram para o Campeonato Mundial Juvenil - realizado na cidade de Valence na França em Agosto. Ao Kioshi, Makoto e sua equipe do INSTITUTO KIOSHI & MAKOTO TERAPIAS ORIENTAIS que a muitos anos vêm me dando assistência em algumas lesões que já tive, ao ESCALADA INDOOR ICARAÍ, Patrícia Mattos e Luiz Alvez "Tchumbs" por sempre me incentivarem a continuar com os treinos e ir as competições, sem falar na galera do muro que já virou uma família. Queria mais do que tudo agradecer aos meus pais e meu irmão, os maiores incentivadores de tudo que eu consegui na vida, sem eles não sou nada, família a cima de tudo! Galera muito obrigado por tudo, a toda galera que me apoiou para a minha ida ao Campeonato Mundial, a todos que me motivaram e que ainda me motivam. Muito Obrigado.
Por Família Buscapedra.
Em nome de toda a Família desejamos à todos os amigos um feliz natal repleto de paz, saúde e amor para vocês e suas respectivas famílias. Desejamos também um ano novo cheio de sucesso, ótimas realizações, paz, sabedoria, amor e união. Que em 2010 tenhamos muitas pedras nos nossos caminhos! Que venham os "VHards" e os "Onzimos"! Bom final de ano. Beijos e abraços de Caio, Jorge, Jussara e Pedro!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
"Ah! O verão..."
Ao contrário dos escaladores do Sul e de Minas Gerais - onde o verão é bem mais ameno -, nós cariocas sofremos muito. Quem nunca passou por isso não sabe o quanto é frustrante ficar tentando (em vão) travar em regletes que dão gargalhadas quando, nós escaladores, nos aproximamos deles munidos de escovinhas, estopas e quilos de magnésio. Pior são os abaulados. Esses são os mais cruéis. Nem com mandingas como "bater a camisa", escovar e assoprar centenas de vezes antes de escalar, acender vela, fazer oferendas, é possível parar neles.
Segundo dados de uma organização internacional que desenvolve pesquisas secretas entre escaladores, é no verão que se encontra a maior taxa de desistência da prática desse esporte. Curiosamente, é nesse mesmo período onde cresce a procura nas escolinhas de surf na cidade. Qual é o louco que troca o mato e a pedra de 50ºC por uma praia com água geladinha e cheia de mulheres com pequenos bikinis. Os surfistas são mesmo estranhos, não é? Sabe lá Deus o que se passa naquelas cabeças parafinadas! Vai entender.

Tá! Mas só isso é melhor que escalada mesmo. Foto: Divulgação.
Post ao som de Eminem - Lose Yourself.
sábado, 19 de dezembro de 2009
Vídeo do Ditador v7.
Após muitas palhaçadas, o filme mostra a cadena do "Ditador" - que é um dos boulders mais antigos da Pracinha. O problema conta com um primeiro move bem maneiro: um dinâmico para um reglete bom. Feito esse lance-chave, é só administrar, pois o final é fácil. Assistam e, desde já, estão todos convidados para conhecer a Pracinha de Itacoatiara.
Boulder Ditador V7 from caiogomes on Vimeo.
Post ao som de The Beatles - Yesterday.
Vídeo do Bazar de Natal e aviso.
Bazar de Natal da Limite Vertical 2009 from Claudio Brisighello on Vimeo.
Gostaria de lembrar às senhoras e senhores, é que, como foi postado aqui anteriormente, domingo (20) será realizado o Climbing Day: um encontro entre escaladores e amigos na Pracinha de Itacoatiara em Niterói. O evento é uma produção independente e visa promover a integração e a divulgação do esporte na nossa cidade - Niterói. Além de muita escalada, será realizado também, ao final do evento, um multirão de limpeza da Praça Paulo de Tarso Montenegro. Todos estão convidados, afinal, "a praça é nossa"!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Cimb Trip de Final de Ano.

Cláudio Brisighello em um dos boulders de Ouro Preto. O local será a primeira parada da turma. Foto: Yuri Hayashi.

Escalada no Grupo 3 da Serra do Cipó. Local onde passaremos a virada de ano. Foto: Cláudio Brisighello.
Como foi dito anteriormente, a viagem se iniciará no dia 29, quando partiremos do Rio rumo aos boulders de Ouro Preto. Terra de muitos tetos, agarras boas (ou não), milhares de problemas. Ficaremos escalando nesse paraíso por dois intensos dias. Nos hospedaremos lá na Sua Mãe (calma, isso é apenas o nome da república). De Ouro Preto, partiremos em direção à Meeca da escalada esportiva nacional: a Serra do Cipó - onde passaremos a virada de ano. Permaneceremos acampados lá até o dia 1º. Depois nos dirigiremos para a Sabará, onde também ficaremos dois dias e, conheceremos os clássicos boulders da Pedra Rachada. Só não sei ainda onde vamos dormir, mas se for embaixo de alguma pedra, já será bom demais!

Jean Ouriques encadenando um boulder na Pedra Rachada - Sabará. O pico será a nossa última parada. Foto: Bruno Senna.
Durante quase uma semana respiraremos somente escalada. Cachoeiras, boulders, esportivas, calcário... 2010 não poderia começar melhor. Até lá é treinar duro para chegar em MG forte e preparado para as escaladas. Pronto, mãe! Para a Senhora não reclamar, resolvi colocar nesse post o cronograma mais detalhado da viagem:
Circuito Mineiro de Escalada no Reveillon 09/10:
Dia 29 de Dezembro: Saída do Rio de Janeiro (RJ) às 5h e chegada à Ouro Preto (MG) ao meio dia. Escalaremos até a noite. Dormiremos na tal república "Sua Mãe".
Dia 30 de Dezembro: Acordar cedo e escalar de novo até anoitecer. A noite, partiremos para a Serra do Cipó (MG). Acampamos no Camping do Bigode.
Dia 31 de Dezembro: Mais uma vez, acordar cedo e escalar até de noite. Depois tomar aquele banho, colocar a roupinha branca, chupar caroço de romã - e mais outras tantas simpatias -, e esperar a chegada do ano novo e dormir logo.
Dia 1º de Janeiro: Ressaca para os que bebem. Mas para mim, já de manhã tem escalada. E quando a galera acordar e se curar da ressaca, partiremos para Sabará (MG), escalar nos boulders da Pedra Rachada. Só não sei (ainda) onde passaremos a noite quando chegarmos.
Dia 2 de Janeiro: Período integral de escalada em Sabará (MG). E cama!
Dia 3 de Janeiro: Mais escalada nos boulders da Pedra Rachada e quando os dedos caírem, a gente volta para o Rio de Janeiro (RJ) cheios de histórias para contar. Além de muita foto e vídeos. Aguardem!
Post ao som de Carl Douglas - Kung Fu Fighting.
E viva o desapego!
Post ao som de Emicida - Triunfo.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Santo Desapego!

Belê no primeiro move do boulder. Foto: Eliseu Frechou.
Como diriam meus amigos de Cocalzinho: "Viva o desapego!". O filme "O Dia Santo" já se encontra na rede para visualizações gratuitas. E para mostrar que paulista não é um monstro capitalista com três cabeças, foi o próprio diretor do filme, o escalador paulista Dudu Levy, quem disponibilizou o vídeo no Vimeo. Dudu também assina a montagem do curta. A direção de arte e a produção ficam por conta de Gabriel Zuffo, que em parceria com Dudu, é também responsável pela fotografia do filme. Já a produção musical é de autoria de Caca Nisi.
Para quem não conhece, o filme conta a história da cadena de um dos boulders mais difíceis do Brasil: o Dia Santo. O boulder fica localizado em São Bento do Sapucaí (SP), no setor do Serrano. Com 17 movimentos, o Dia Santo foi graduado em v14 após receber - no mesmo dia - as duas primeiras cadenas: primeiro pelo André "Belê" Berezoski e depois pelo Leandro Costa "Pardal". O curta - com 11 minutos de duração - mostra a rotina de treino e trabalho (ressolas, personal, etc.) do escalador paulista "Belê" antes do grande dia da cadena. Uma passagem do filme que eu achei muito interessante foi que, para realizar um treino mais específico, o escalador "simulou" o boulder dentro do ginásio da Casa de Pedra, utilizando agarras muito parecidas e posicionadas milimétricamente iguais as da rocha.

Belê em um dos lances chaves do boulder. Foto: Eliseu Frechou
Parabéns ao Dudu Levy e à todos que contribuíram para a realização do vídeo. E, é claro, parabéns ao Belê pela cadena desse boulder cabuloso. Show de bola! Agora um comentário para apimentar um pouco o universo da escalada nacional: já tem escaladores dizendo que o boulder é menos de v14, porém ainda não encadenaram. Vamos esperar para ver se de fato aconteça uma nova cadena e quem sabe o boulder não seja decotado. Enquanto isso, vamos treinar, subir pedra e deixar de intrigas! Para assistir ao curta "O Dia Santo", clique aqui. Ah! E no Blog do Eliseu Frechou, tem os vídeos originais (sem cortes) das cadenas do Belê e do Pardal. Vale a pena dar uma conferida.
Post ao som de Black Alien - From Hell Do Céu.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Climbing Day na Pracinha de Itacoatiara.

Vista da Praia de Itacoatiara e suas montanhas ao fundo. Foto: Pedro Gomes.
"No dia 20 de Dezembro de 2009 (domingo), a comunidade de escaladores de Niterói convida a todos os amantes da natureza e moradores de nossa cidade a participarem de uma grande confraternização a ser realizado no maior centro de escalada da região, o Parque Estadual da Serra da Tiririca e seus entornos. O evento, em clima descontraído, acontecerá das 10h às 16h na Praça Paulo de Tarso Montenegro (Pracinha) em Itacoatiara com o objetivo de democratizar a escalada em rocha em Niterói, com principal atenção aos valores éticos e de mínimo impacto que acompanham essa atividade.
O encontro visa proporcionar ao público inexperiente um primeiro contato com a escalada em rocha de forma responsável e supervisionada bem como integrar a ja existente comunidade de escaladores de Niterói numa grande troca de informações e confraternização. Serão apresentadas diferentes modalidades de escalada e equipamentos bem como outras técnicas conhecidas por escaladores de todo o mundo. Todas as principais vias de escalada da conhecida 'Pracinha de Itacoatiara' serão equipadas com cordas/equipamentos de segurança, individualmente supervisionada por escaladores experientes que estarão auxiliando os novos adeptos a escalar cada uma das rotas com técnica e muita segurança.
Além das vias de escalada com corda, estaremos apresentado outras modalidades de escalada e a já conhecida e desafiadora atividade complementar chamada slack-line. O evento será encerrado com um pequeno multirão de limpeza com a ajusa de todos os participantes para deixar nosso ambiente de escalada ainda mais limpo e agradável. Também teremos um stand onde dúvidas sobre resgate e primeiros-socorros poderão ser esclarecidas, além de uma simulação de resgate. Representantes do Clube Niteroiense de Montanhismo estarão a disposição para esclarecimentos sobre o clube.
O PESET estará representado por um funcionário em um outro stand distribuindo material de divulgação do parque. Será uma boa oportunidade de divulgação do trabalho que vem sendo realizado por eles, além de uma aproximação maior entre o parque e os montanhistas. Para participar gratuitamente de qualquer atividade será necessário preencher uma pequena inscrição no próprio dia do evento onde o participante receberá todas as informações básicas para realizar seu primeiro contato com a rocha bem como as diretrizes de mínimo impacto que acompanham essa atividade.
Estaremos juntos num grande clima de confraternização de fim de ano, integrando diferentes tribos numa grande democratização da escalada em rocha de Niterói. Esse encontro conta com o apoio dos escaladores independentes de Niterói, do Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM), da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Contamos com a presença de todos!"
Post ao som de The Beatles - Eleanor Rigby.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Resultado completo do Boulder Fest do Bazar de Natal da Limite Vertical.

Vencedores do Boulder Fest realizado durante o Bazar de Natal da Limite Vertical. Foto: Claudio Brisighello.
Categoria Feminino:
1º Raquel Guilhon
2º Ana Alvarenga
3º Angela Cristina
4º Luciana Maes
5º Camilla Porto
6º Isabel
Categoria Masculino:
2º Antônio Sérgio (Escalada Indoor Icaraí)
3º Rodrigo Nunes
4º Fábio Muniz
5º Daniel Lustoza
7º Felipe Assad
8º Blanco P. Blanco
9º Alexis Nunez
10º Tadeu Martins
11º Ralf Côrtes
12º Guilherme
13º João Matheus
14º Renato
15º Gregory (Greg)
16º Ricardo

O atleta Caio Gomes fazendo a única cadena do boulder verde. Foto: Claudio Brisighello.
Post ao som de Bob Marley - Forever Loving Jah.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Como foi o Bazar de Natal da Limite Vertical.
Bom, voltando a falar dos boulders. Os problemas foram marcados por fitas vermelhas, amarelas, azuis, verdes e pretas - uma ordem crescente de dificuldade. Mas curiosamente o que fez a diferença foi um boulder verde - graduado inicialmente como v6, mas acredito que seja mais difícil. O festival iniciou-se pontualmente às 18h e terminou, como previsto, às 21h30. Encadenei meu último problema às 21h30! Com a cadena do tal boulder verde aos 45 minutos do segundo tempo, fui o único atleta a completar os 10 boulders e saí de lá com a vitória do Boulder Fest do Bazar de Natal da Limite Vertical. O resultado final ficou assim:
Categoria Feminino:
1º - Raquel Guilhon (Rio de Janeiro)
2º - Ana Alvarenga (Taquaril/Niterói)
3º - Angela Cristina (Colômbia)
Categoria Masculino:
1º Caio Gomes (Niterói - Escalada Indoor Icaraí, Kioshi & Makoto Terapias Orientais, LECHEN e Mr. Rock)
2º Antônio Sérgio (Niterói - Escalada Indoor Icaraí)
3º Rodrigo Nunes (Rio de Janeiro)
Como já é de praxe, assim que tiver fotos ou vídeo posto aqui. Disponibilizarei também, assim que possível, o resultado completo do Boulder Fest. Parabéns ao Claudão e a Yuri pela iniciativa e organização do evento e por toda a galera que ajudou ou que de alguma forma contribuiu para a realização desse evento que fecha o calendário do Estado do Rio de Janeiro. Mais uma vez o Rio mostrou que não está "morto" no cenário das competições e dos eventos voltados para a escalada, mas isso já é papo para um outro post.
Post ao som de Seiva Reggae Resistência - Jahovah.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Bazar de Natal da Limite Vertical + Boulder Fest.

O atleta Caio Gomes durante uma das competições realizadas no CELV. Foto: Marcela Chaves.
O evento acontecerá no Centro de Escalada Limite Vertical (C.E.L.V), na Rua Bambina (nº141/fundos) no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O bazar começa 17h e terminará às 22h. Já o Boulder Fest começará às 18h e vai terminar, pontualmente, às 21h30 - nem um segundo a mais -, a inscrição poderá ser feita no dia do evento e custará a estratosférica quantia de R$5. Por esse preço não tem desculpas para não comparecer. Para maiores informações sobre o evento, acesse o site do Escalada Café.
Post ao som de Limp Bizkit - Take a Look Around.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Avaliação dos boulders e atuação dos atletas no Boulder Mix Brasil.
Mas num apanhado geral, os problemas estavam bastante diversificados: botes, domínio de módulos, oposição apenas na madeira do muro, lances em diedros, alguns com 5 movimentos e outros com 10. Dois boulders, em especial, me chamaram a atenção: o boulder preto/bônus e o boulder preto/vermelho. O primeiro era o que tinha a pontuação mais alta - 1000 pontos -, mas curiosamente, não foi o mais difícil na minha opinião. Já o boulder preto/vermelho, com apenas 5 moves, esse sim era o mais punk. Cheguei a achar que não seria possível mandar. Mas lá pela décima entrada consegui encadená-lo.
A galera estava bastante animada. Mesmo cansada, não nos demos por vencidos. Foram aproximadamente, 6 exaustivas horas de puro boulder. Todos os atletas entraram em todos os boulders, mas cada um teve seu boulder favorito. Vale ressaltar a disposição do atleta Erich Akio, que com apenas 2 meses, mostrou ter mão cascuda e vontade de subir tudo. A atleta Luana Riscado, compareceu ao evento, encadenou alguns boulders difíceis, mas não fez pódio pois teve que abandonar o BMB, antes mesmo da visualização dos vídeos do Felipe, por causa da segunda prova do ENEM. O escalador Blanco e o casal Juliana Stutz e Fábio Coimbra, por motivos pessoais, também tiveram que abandonar o festival. A grande campeã feminina foi a Yuri Hayashi (Rio de Janeiro - Escalada Café e Lojinha de Escalada), mostrando muita técnica e força. Parabéns, mais uma vez, a todos que compareceram!
Seguindo a lógica do ditado popular que diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras", clique aqui e aqui para visualizar as fotos do BOULDER MIX BRASIL no blog do FOTOBLOCOS. E se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo então valeu bilhões de palavras. Clique aqui para ver o clip feito pelo amigo Claudão (Cláudio Brisighello) do site Escalada Café. O clipe ficou bem legal e vale a pena dar uma conferida. É rapidinho, mas mostra como foi o evento!
Post ao som de Bob Marley - So Much Troubles In The World.
domingo, 6 de dezembro de 2009
1º lugar no Boulder Mix Brasil.
Assim que tiver o resultado completo do festival, posto aqui. Até lá disponibilizo neste post os três primeiros lugares das categorias Feminino e Masculino.
Categoria Femino:
1º Yuri Hayashi (Rio de Janeiro - Lojinha de Escalada)
2º Thaís Quacchia (Niterói)
3º Alice (Rio de Janeiro)
Categoria Masculino:
1º Caio Gomes (Niterói - Instituto Kioshi & Makoto Terapias Orientais, LECHEN, Escalada Indoor Icaraí e Mr. Rock)
2º Antônio Sérgio (Niterói - Escalada Indoor Icaraí)
3º Lyno Ferraz (Niterói)
Parabéns à organização pela realização do evento e à todos os atletas que participaram. Terça-feira (8) posto mais informações de como foi o BOULDER MIX BRASIL. Em breve postarei algumas fotos do evento tamb ém.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Preparação para o Boulder Mix Brasil.
E como todos sabem, com campeonato não rola de fazer noitadas, ir para festas e/ou chegar em casa de madrugada! Bom, estou falando de mim. Tem quem goste de sair em véspera de competições, mas essa é uma outra história. Concentração para estar bem focado para a comp. Daí é só tomar um café-da-manhã reforçado e mandar ver amanhã. Espero que dê tudo certo. Afinal esse festival será o último campeonato que participação antes do campeonato em Santiago em março de 2010. Infelizmente o caçula, Pedrinho Gomes, não poderá participar do BMB porque no mesmo dia acontecerá a segunda prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Porém Jorjão (Bob Pai) e dona Jussara (Mamusca) comparecerão para reforçar a Família Buscapedra na torcida seu filho mais velho: o que vos escreve! Então boa sorte para todos que vão competir amanhã.
Post ao som de Ponto de Equilibrio - Poder da Palavra.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Boulder Mix Brasil e bate-papo com Felipe "Pikuíra" Camargo.

Felipe "Pukuíra" Camargo aproveitará sua estadia no Rio para tentar possíveis projetos de 11a (8c). Foto: Acervo pessoal.
E aí Felipinho, o BMB está chegando. Quais são suas expectativas para esse evento?
Primeiramente quero que a galera compareça em massa ao evento. Depois espero que eles curtam os boulders e o meu vídeo.
Já que você vai enfrentar quase 12 horas de viagem da sua casa até Niteroi (RJ), vai aproveitar para escalar na rocha?
Claro, vou sim! Mesmo estando fora de forma e passando por uma lesão quero aproveitar minha estada para escalar no Rio e em Niterói. Vou ficar 9 dias ai - depois do BMB. A lesão é no músculo extensor do antebraço, mas acho que não é nada grave. Fiquei uma semana e meia parado, acho que já esteja melhor.
Algo em mente? Pretende conhecer alguma área de escalada e/ou tentar algum projeto específico?
Estou querendo conhecer os boulders da Pracinha de Itacoatiara e ir tentar os projetos do Campo Escola 2000 (Floresta da Tijuca, RJ). Tenho em mente tentar a extensão do "Coquetel de Energia" 10c, que pode dar um 11a ou mais. E outros dois projetos: a "Transamazônica Sem Fim" e o "Coquetel Sem Fim" - os dois foram idealizados pelo escalador Lucas "Jah" Marques. Queria também conhecer a falésia de Passa Vinte, mas vai ficar para a próxima por causa da falta de tempo.
Então fico te esperando na Rodoviária sexta-feira! E até lá e faça uma boa viagem, Pequeno!
(Rs.) Valeu Caio. Até sexta. Abração!
Lembrando aos interessados no BOULDER MIX BRASIL, que as inscrições foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (3). O custo para participar do BMB é de R$40,00 - o dinheiro também será revertido para ajudar o Felipe nos campeonatos mundiais de 2010. Para maiores informações, acesse o blog FOTOBLOCOS do Luiz Alves "Tchumbão" que organiza o evento junto com a Patrícia Mattos do Escalada Indoor Icaraí.
Post ao som de Black Alien - Como Eu Te Quero.
Um bate-papo com Pablo Barbero.
Pablo falou de seu início no esporte com apenas 6 anos. Falou também sobre seu gosto por competições. O cara sempre foi muito pilhado para competir, mas segundo ele, sem um treino forte e metódico não há chances de conseguir bons resultados nas competições espanholas. E ele está super certo. No cenário das competições na Espanha nos deparamos com os tops do mundo. São eles: Edu Marin, Erick Lopez, Ramon Julian, Patxi Usobiaga e Dani Andrada. Pablo não é muito fã de treinos masoquistas. Ele pensa a escalada como algo sério, mas usado como algo para se divertir. E conclui dizendo que a escalada praticada por diversão rende muito mais.
Caio Gomes e Pablo Barbero visualizando a "Southern Comfort" 10c (8b+) na Pedra do Urubu - Urca, RJ. Foto: Pedro Gomes.
Pablo trabalha em Madri como bombeiro. Na Espanha, os bombeiros trabalham 1 dia e folgam 5. Mas engana-se quem pensa que é um trabalho fácil. Por culpa da escolha desta profissão, Pablo ficou longos três anos sem escalar e chegou a pensar que nunca mais fosse voltar. Os exames - escrito e físico - para ingresso no Corpo de Bombeiros na Espanha são puxados. Perguntei à ele se a preparação física para esse exame ajudou em alguma coisa para a escalada dele. E para minha surpresa, a tal preparação só atrapalhou. Pablo disse que ganhou 11 quilos de pura massa e ficou muito pesado - o que é péssimo, já que para se livrar de músculos é muito difícil.
Sem dúvidas o intercâmbio na escalada é fundamental. Afinal, no Brasil, o nosso esporte ainda está engatinhando - apesar de já ter "bebês" correndo. Quero agradecer ao Pablo, Verônica e meu irmão pelo agradável dia de escalada. Se depender da vontade de tentar a cadena da "Via do Alemão", Pablo não demorará muito para fazer uma nova visita ao Rio de Janeiro. E como prometido no post anterior vou disponibilizar o link para o Flickr do Pedrinho Gomes para visualizar todas as fotos do domingo de escalada na Urca com a Família Buscapedra e Pablo Barbero.
Post ao som de Planet Hemp - Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga.
Subscrever:
Mensagens (Atom)