sexta-feira, 31 de julho de 2009
Férias (Parte II): Comemoração do 50º aniversário do Bob Pai.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Férias (Parte I): Boulders em Salinas.
"Opa, mas calma ai doido! Trip de boulder em Salinas? Tá certo isso?" Tá, tá sim! Poucas pessoas sabem, mas na região dos Três Picos - localizada na região serrana do Rio de Janeiro e famosa por suas paredes de 800 metros - existem alguns boulders de alta qualidade. E para quem tiver disposição para andar e caçar blocos, Salinas tem muito potencial. Apesar de termos ido com a intensão de escalar a via C.E.R.J no Morro do Capacete (caberia aqui uma piadinha sobre interesses em cumes, mas isso é um blog de respeito), o tempo não ficou muito bom na região, por isso resolvemos fazer um "bate-e-volta" e arriscar pelo menos umas tentativas em uns boulders.
Na terça-feira, a Familia Buscapedra (com seu time titular: Caio, Pedro, Jorge e Jussara), saiu de seu QG e partiu rumo ao Refúgio das Águas, conhecido como Abrigo do Sérgio Tartari. Ao chegar lá, meu pai, meu irmão e eu decidimos caçar o tal "Narguire". Não sei ao certo quem abriu esse boulder, mas ele foi recentemente encadenado pelo escalador friburguense Eric Teles. O boulder ainda espera repetições para confirmação do grau, mas ele está cotado em v9/v10. O problema era que não sabíamos onde era o boulder! Mas resolvemos tentar mesmo assim. Péssima ideia! Andamos 1h30 e não achamos o maldito. Bom, o melhor a se fazer naquele momento era voltar para o abrigo e tentar alguns boulders por lá mesmo. E de longe foi a melhor coisa que aconteceu naquele dia!
Boulder aberto pelo Arnauld e François Petit cotado em v9. Primeiras tentativas em 2004. Foto: Jorge Gomes.
Nos fundos da casa do Sérgio Tartari tem um bloco com um lance aberto pelos irmão Arnaud e François Petit cotado em v9 por eles. Eu já havia tentado esse boulder há um tempo atrás, mas não obtive sucesso. O boulder, com 12 movimentos em sua maioria batentes, precisa estar seco com o tempo perfeito para sua cadena. E eu nunca havia conseguido um dia desses. Após gastar um pouco de magnésio secando as agarras a cadena saiu relativamente fácil. Sem perder o ritmo, resolvi entrar numa travessia dificil aberta pelo próprio Sérgio (acredito que seja algo em torno de v7 ou v8) e que consegui encadenar rápido também. Depois o Sérgio me mostrou um problema bem legal que consistia em um dinâmico saindo de um batente horrivel e finalizando em um abaulado bom. Quanto ao grau, deixo em v6. Ainda tentei mais um lá bem legal, forte! Mas infelizmente não consegui encadenar. O granito de lá maltrata o sujeito!
As férias ainda renderam muitas histórias. Mas isso é papo para um outro post.
Post ao som de Gregory Isaacs - Slave Driver.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Sugestão da Familia: Game de Escalada.

Antes de viajar, vou deixar aqui no blog uma sugestão para os aficcionados por escalada, principalmente os amantes de boulders! Trata-se de um game que a Asana - uma empresa que produz equipos voltados para escalada esportiva - disponibilizou em seu site. O game conta a saga de Gunther, um coroa atarracadinho que não tem estereótipo nenhum de escalador, que tenta evoluir dentro da escalada em boulders.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Chuvatuboulder.

quinta-feira, 9 de julho de 2009
UBTboulder 2009
E mais uma trip pra Ubatuba, litoral norte de São Paulo, se aproxima. Desta vez, nos dirigiremos ao Pontão da Praia da Fortaleza para participar do festival que acontece anualmente no local, o tão tradicional Ubatuboulder. Nas outras edições houveram muitos escaladores de Brasília, São Paulo, Minas Gerais, e sempre muito poucos cariocas - se não me engano, no máximo uns dez.

segunda-feira, 6 de julho de 2009
Uma lenda nunca morre.

É com muita tristeza que posto aqui a notícia da morte de John Bachar. O escalador norte americano ficou famoso por seus solos insanos. Bachar, que tinha 52 anos e morava com seu filho, morreu após cair enquanto solava a via Dike Wall ontem na Califórnia. O corpo foi achado na base da via.
Em breve faço um update com mais informações.
"I'm going to climb for the rest of my life!" (J.Bachar)