
Depois de um final de semana dedicado a conhecer a cena alternativa carioca, finalmente bateu uma crise de abstinência de postar no tão querido blog. Aproveitando o espaço para recomendar à todos o show da banda carioca de reggae Ponto de Equilibrio (agora sem trema). Há tempos ouço o som da Ponto, mas infelizmente nunca pude ir em nenhum dos shows. Na sexta-feira (26) me dirigi para a famosa casa de shows, a Fundição Progresso, localizada no boêmio bairro carioca, a Lapa. Na companhia do amigo Rodrigo Nunes partimos para o Fundição Reggae Music - um festival de Reggae que contou com a presença das bandas Ponto de Equilibrio (RJ), Leões de Israel (SP) e Marley Family Band (MG) e do DJ Andread. A banda Leões de Israel abriu o festival, seguida pelo tão esperado show da Ponto e finalizado com Marley Family Band. Parabéns aos organizadores do evento, que transcorreu na maior paz e tranquilidade.
- Leões de Israel: Uma das mais famosas bandas de reggae nacional. A banda, que tem 8 anos de existência, tem como sua marca registrada as performances teatrais em seus shows, que para quem não conhece pode parecer um pouco diferente. O nome da banda é uma junção das Doze Tribos de Israel que se dividiram após a morte do Rei Salomão em 933 a.C. Com a divisão, as dez tribos do norte fundaram o Reino de Israel, cuja sede era Samaria. Já as duas tribos do sul fundaram o Reino de Judah, com sede em Jerusalém. "Leões" representa as duas tribos do sul, já que é o símbolo do Reino de Judah; e "Israel" é uma menção ao Reino de Israel, ou seja, as dez tribos do norte. Integrantes: Marcio Killaman (Vocal), Fox Ahmad (Apresentador e Vocal), Edu Sattajah (Baixo e Vocal), Thales Lion Farmer (Guitarra) e Mauricio "Bug Monkey" (Bateria).
- Marley Family Band: Não obtive muita informação sobre a banda. Apenas que ela foi formada no Estado das Minas Gerais e tem em seu repertório sucessos que vão desde Israel Vibration até Steel Pulse e Ziggy Marley.
- Ponto de Equilibrio: Banda formada em 1999 no bairro da zona norte carioca, Vila Isabel. Uma das características que fizeram com que a Ponto se tornasse uma das maiores bandas de reggae brasileiro foi a utilização da música como resistência socio-cultural. Em suas letras, compostas pelos integrantes, há sempre pregações de paz, igualdade e justiça de acordo com a filosofia Rastafari. O nome da banda faz menção ao equilibrio entre o céu e a terra, o positivo e o negativo, o bem e o mal. O som da Ponto tem influência de dub e samba, além de sons regionais como a capoeira de Angola, o macululê e o maracatu. A banda já lançou dois discos: "Reggae a Vida com Amor" (2004 - Disco de Ouro: 70 mil cópias vendidas) e "Abre a Janela" (2007). Integrantes: Hélio Bentes (Vocal), Pedro Pedrada (Baixo), Márcio Sampaio (Guitarra Base), Tiago Caetano (Teclado), Marcelo Campos (Percussão), Lucas Kastrup (Bateria), Ras André (Guitarra Solo).